Tipos de lacres mecânicos

Escrito por pauline gill | Traduzido por juscelino dorneles aleixo filho
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Tipos de lacres mecânicos
Os motores de barcos são o exemplo mais comum de eixo giratório e invólucro estacionário (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Os selos mecânicos são utilizados em bombas industriais, compressores e outra aplicações onde um eixo circular saliente irá girar de forma continua e rigorosa em um ambiente molhado. Estes vedantes separam a parte selada do eixo em relação a uma parte selada especialmente designada que irá se desgastar gradualmente. Isto proporciona uma vida útil mais longa do que os selos utilizados para trabalhos mais leves, tais como a selo de lábio, que veda diretamente a circunferência do eixo. O selo de lábio pode causar uma ranhura circular no eixo de rotação, exigindo uma dispendiosa substituição, enquanto os selos mecânicos sacrificam gradualmente as suas faces de vedação.

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Selo de operação mecânica

Os selos mecânicos fornecem uma opção de conciliação selada entre um eixo giratório e uma bomba estacionaria ou um invólucro de compressor. Eles tipicamente possuem uma parte principal que pode ser um anel ou mancal que deve ser montado e um selo estático fornecido pelo anel de vedação para o eixo de giratório. Outra parte, que também possui um anel de vedação será encaixada no invólucro estacionário. Ambas as partes podem ter mancais móveis e molas que pressionam os selos com uma força de supressão pré-determinada. É nesta supressão que o efeito de vedação ocorre. Estes selos permitem uma passagem minúscula de liquido através da vedação para que seja aplicado um lubrificante que diminuirá o desgaste do selo.

Tipos de selos mecânicos

Há uma série de tipos de selos mecânicos, cada um oferecendo vantagens para aplicações específicas: o tipo pusher, o tipo não-pusher, desequilibrado, equilibrado, convencional e tipo cartucho.

Tipos pusher e não-pusher

Os selos tipo pusher usam uma mola axial montada no eixo para inserir uma força que fará que ocorra a supressão do selo. As molas do tipo não-pusher usam um fole selado em vez de uma mola para suprimir as duas partes. Os dois modelos possuem uma complexidade e um custo moderado, e toleram um pequeno nível de desalinhamento e vibração.

Tipo equilibrado e desiquilibrado

Selos mecânicos balanceados lidam com pressões mais elevadas e são mais adequados para líquidos que têm baixas qualidades de lubrificação. Enquanto selos desequilibrados funcionam melhor em situações de maior vibração ou desalinhamento.

Selo convencional

Selos mecânicos convencionais geralmente são utilizados em aplicações que podem não ter sido originalmente projetados para a utilização com vedação de lábio, ao invés de selos mecânicos. Eles são destinados principalmente para retrofitação e aperfeiçoamento de bombas e compressores, podendo exigir conhecimentos de engenharia e manutenção para realizar a instalação do selo.

Tipo cartucho

Selos mecânicos do tipo cartucho fornecem um selo mecânico completo e de fácil reposição que encaixa perfeitamente dentro do invólucro do tipo cartucho. Eles fornecem o selamento estático requerido pelo eixo giratório e pelo invólucro estático. Muitos construtores de bombas atuais incorporam este tipo de cartucho selos mecânicos em seus produtos mais recentes para garantir uma fácil manutenção.

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