Mais
×

Tipos de lanternim de cumeeira

Proprietários podem escolher entre uma variedade de sistemas de ventilação de telhado, dependendo de suas necessidades individuais e design de casa. Lanternins de cumeeira são um dos métodos não-mecânicos mais eficazes de circulação de ar disponíveis hoje. Estas aberturas podem ser incorporadas em novas plantas da casa ou adicionadas a estruturas existentes.

Ventile seu sótão com lanternins (Image by Flickr.com, courtesy of Lindsey T)

Função

A instalação das passagens de ar começa pela remoção de uma pequena porção da cumeeira do telhado ao longo de todo o comprimento da casa. O lanternim é instalado diretamente sobre a abertura. A construção de lanternins dirige o ar para o orifício, criando uma área de pressão negativa. A pressão negativa aspira o ar para cima, diminuindo calor, frio ou umidade do espaço do sótão. Um aumento na velocidade do vento exterior também pode acelerar o processo extraindo o ar quente e umidade em uma taxa mais elevada.

Benefícios

Adicionar entradas de ar na cumeeira remove o ar quente do sótão, mantendo sua casa mais fresca no verão. Além disso, evitam o acúmulo de umidade prejudicial durante os meses de clima frio. Projetos de lanternim oferecem ainda ventilação ao longo de toda a beira do telhado. Estes tipos de aberturas produzem um maior volume de circulação por metro quadrado do que outros sistemas de ventilação fixos. Lanternins não contêm peças ou motores em movimento, exigindo assim pouca ou nenhuma manutenção. Ao contrário de outros sistemas de ventilação de casa, aberturas discretas na cumeeira acompanham o telhado, o que as torna praticamente indetectáveis do solo.

Características

O tipo de ventilação que você escolher vai depender de fatores como o estilo do telhado, o tamanho de sua casa, o número de árvores e estruturas adjacentes e o histórico de regulamentos e códigos de construção locais. Procure um lanternim que inclua um defletor externo para criar o nível de pressão necessário e um filtro interno para impedir que intempéries e sujeira entrem no sótão.

Tipos

Malha de fibra, plástico corrugado flexível e PVC canalizado são tipos comuns de lanternins sintéticos. Eles são os mais fáceis de instalar, mas proporcionam menor circulação. Aberturas na cumeeira exigem uma sobreposição de seixo para cobrir e proteger o material do lanternim.

Lanternins de metal proporcionam a maior quantidade de circulação de ar. O ar no sótão migra facilmente através do orifício e para o exterior. Lanternins galvanizados ou de alumínio são baratos e relativamente fáceis de instalar, mas não têm nenhum apelo estético. Considere lanternins de zinco e cobre, um pouco mais caros, como elementos arquitetônicos únicos.

Ao contrário dos sistemas de ventilação de metal, lanternins de plástico rígido não amassam, e são normalmente cobertos com telhas para se misturarem ao resto do telhado. Embora lanternins de plástico ou PVC segmentado forneçam um fluxo de ar eficiente, o processo de instalação pode ser difícil e demorado. Cada painel tem de ser fixado separadamente ao longo do comprimento da cumeeira.

Considerações

Lanternins oferecem um desempenho ótimo e apelo estético quando instalados ao longo do comprimento da cumeeira. Adicionar entradas de ar secundárias sob o beiral do telhado irá aumentar o fluxo de ar criado pelos lanternins.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article