Tipos de molho para massas

Escrito por allison boelcke | Traduzido por tamara prado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tipos de molho para massas
Há muitos tipos diferentes de massas (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

O sabor suave das massas as torna extraordinariamente versáteis, elas são capazes de se misturar com todos os tipos de sabores, sem ficar sobrecarregadas. A textura da massa, muitas vezes, determina o tipo de molho que ficará melhor - massas mais espessas ou com formatos diversos, aceitam molhos mais pesados, enquanto massas finas têm melhores resultados com molhos mais leves.

Outras pessoas estão lendo

A base de creme

Molhos à base de creme são os tipos mais ricos para as massas, pois eles normalmente contêm creme de leite, juntamente com manteiga, queijo ou ambos. Um molho básico de macarrão, a base de creme, é o Alfredo, uma mistura de creme de leite, queijo parmesão e manteiga. Pratos de massas com molho Alfredo podem ser complementados com legumes, frango ou camarão. Macarrões mais grossos, como penne ou fettuccine, "seguram" o molhos Alfredo com mais sucesso.

Carbonara é outro tipo de molho a base de creme semelhante ao molho Alfredo, mas também incorpora ovos batidos. Este molho é normalmente servido com espaguete e coberto com bacon ou pancetta.

Tipos de molho para massas
Molho à base de creme (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

À base de tomate

Os tomates são o ingrediente chave em muitos molhos para massas e o ingrediente básico na cozinha italiana, pois eles podem ser combinados com a maioria dos tipos de massas. Um molho de macarrão tradicional à base de tomate é conhecido como molho marinara. Tomates esmagados, ou em cubos, são misturados com alho picado, cebola, pimentão ou outros ingredientes e cozidos até atingir a consistência certa. Adicione pimenta vermelha picada ou pimenta chilli, para fazer uma Arrabbiata, a versão apimentada do molho. Misture carne moída cozida para um molho à bolonhesa. Um pouco de creme de leite e vodka transforma um molho marinara em molho de vodka.

Tipos de molho para massas
Molho de macarrão à base de tomate (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

À base de vinho

Vinho como a base para um molho de macarrão pode adicionar um tom doce ao prato. O vinho em molhos para massas é tipicamente combinado com um outro ingrediente líquido para equilibrar o sabor e a textura do prato. Um molho de macarrão comum à base de vinho usa Marsala, um vinho doce fortificado espanhol, combinado com ingredientes mais ricos, como creme de leite e queijo parmesão. Outro molho de macarrão comum, à base de vinho, usa Madeira, um vinho de sobremesa sul-americano, junto a algum caldo que adicione um sabor salgado. Massas mais finas são o complemento perfeito para molhos à base de vinho, pois estes têm uma textura mais leve que os outros tipos de molho.

Tipos de molho para massas
Macarrão com molho à base de vinho (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Molhos que não precisam ser cozidos

Alguns molhos não necessitam de cozimento, pois o calor da massa recém-fervida é o suficiente para amolecer os ingredientes e realçar o seu sabor. Um molho de macarrão tradicional, que não precisa ser cozido, é o pesto, uma mistura de manjericão fresco, pinhões, alho, queijo parmesão e azeite. Você pode variar pestos substituindo os pinhões por amêndoas, ou outros frutos secos, ou até adicionar outros ingredientes como tomates secos.

Adicione uma mistura de tomates frescos picados, azeitonas pretas e alcaparras à massa e seu calor vai ajudar os ingredientes a liberarem seus sucos naturais e formar um molho maravilhoso.

Tipos de molho para massas
Pesto é um molho que não precisa ser cozido (Eising/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível