Mais
×

Tipos de texturas manuais para paredes de gesso acartonado

Atualizado em 20 julho, 2017

Existem três benefícios principais na texturização de uma superfície de uma parede de gesso acartonado. Elas adicionam conteúdo à parede e são consideradas um toque decorativo. É extremamente difícil criar uma superfície de parede perfeitamente lisa e plana, antão a textura ainda ajuda a esconder falhas. Ela também pode ajudar a esconder pequenas mosas, aranhões e imperfeições que aparecerão com o tempo. É necessário alguma habilidade para aplicação de textura em uma parede de gesso, mas o processo pode ser dominado com a prática.

Textura espatulada

Uma espátula para gesso é usada para aplicar o composto de gesso em paredes não acabadas em arcos. Os arcos podem ser altos e baixos e pequenas cristas podem ficar aparentes. Os vãos podem variar em tamanho. A textura espatulada pode variar, dependendo da aparência que estiver procurando. Os estilos podem se diferenciar usando-se revestimentos pesados ou variando as cristas dos arcos. Esse processo requer uma certa quantidade de habilidade e consome tempo.

Textura de rolo

O composto de junta diluído é aplicado à parede usando-se um rolo de pintura pequeno. Nenhum outro equipamento ou habilidade são requeridos para este processo rápido e simples. Você pode ainda melhorá-la criando uma textura diferenciada. Para este tipo, deixe o composto diluído secar por um pequeno período e depois passe a espátula para gesso cartonado de leve sobre a textura para alisá-la e espalhá-la.

Redemoinho de massa

Esta técnica é similar a da espatulada com as diferenças sendo: é mais controlada e uniforme. Um padrão óbvio irá surgir ao olhar para qualquer grande seção da parede que recebeu esta textura. Um pouco de habilidade é necessária para aplicar esta técnica.

Textura espanhola

Esse tipo também é aplicado usando uma espátula para gesso. O composto é aplicado, espalhado-o em linhas que vão em direções aleatórias e levantando a ferramenta antes que todo ele seja difundido, deixando pequenas cristas retas. Essa textura não requer qualquer habilidade especial ou equipamento adicional, mas consome tempo.

Texturas de pinceladas

Um rolo é usado para aplicar um composto levemente diluído, seguido de um pincel reto grande, que é usado para criar um padrão de estrela dessa técnica. O padrão é repetitivo e levemente sobreposto. Essa técnica que consome tempo é considerada simples, mas a pessoa que estiver aplicando-a deve tomar cuidado para evitar usar uma pressão não uniforme durante o processo. As estrelas pinceladas são similares à técnica de pinceladas. Um pincel redondo grande é usado ao invés de um reto para esta segunda técnica, mas também consome tempo e requer atenção aos detalhes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article