Mais
×

Como tirar nós no pelo de um gato usando condicionador de pelos

Atualizado em 17 abril, 2017

Apesar dos gatos se limparem e arrumarem os pelos meticulosamente, eles ainda podem criar nós. A ajuda de um humano pode ser necessária para ajudar o bichinho a se livrar dos pelos enrolados e grudados. Como os nós podem levar a problemas na pele, como lesões, infecções e acúmulo de sujeira, bactérias e resíduos, é melhor que você remova o nó assim que notá-lo. O equipamento correto, uma técnica apropriada para desfazer os nós e um condicionador de pelos podem facilitar muito todo o processo.

Instruções

Gatos com pelos longos tem mais chances de formarem nós nos pelos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Espere o momento certo de tentar arrumar o pelo do seu gato. Dê a ração e brinque com ele antes de começar. Quanto mais cansado o gato estiver, menos ele irá protestar.

  2. Ajeite todos os materiais de que você vai precisar em um cômodo pequeno. Feche a porta do cômodo. Coloque uma música suave para tocar, para ajudar a acalmar o gato.

  3. Passe os dedos por todo o pelo do gato, procurando por pelos embolados. Procure nas pernas do gato, no pescoço, na parte de baixo da cauda, na barriga e nos lados do corpo.

  4. Isole a bola de pelo enrolado do resto do pelo. Segure com uma mão e, usando os dedos, tente soltar o máximo de pelos que você conseguir tirar do nó.

  5. Encharque a o pelo embolado com condicionador de pelos. Use uma marca comercial feita especialmente para gatos. Esfregue o produto no pelo do nó com as pontas dos dedos. O condicionador amacia o pelo e cria uma superfície escorregadia, facilitando o desmanche do nó.

  6. Segure o pelo bem próximo à pele do gato. Isso impede que ele se machuque com os puxões e movimentos que você vai fazer para desmanchar o nó.

  7. Separe o pelo enrolado usando um pente fino de metal ou um pente para pulgas. Comece pelas pontas do nó e vá trabalhando em direção ao corpo do gato. Desfaça uma parte pequena de cada vez, para ir reduzindo o tamanho do nó.

  8. Escove a área onde você tirou o nó com uma escova de aço.

  9. Molhe um pano com água morna e limpe a área desembolada, para tirar qualquer resíduo de condicionador. Escove mais uma vez o pelo. Pule esse passo, se você usou um condicionador sem enxágue.

  10. Dê uma guloseima para gatos para seu bichinho, como recompensa por bom comportamento.

Dicas

  • Se o nó parecer impossível de se remover, corte ele cuidadosamente com uma tesoura ou leve seu gato até um pet shop.
  • Experimente diversas ferramentas para tirar nós, para descobrir de quais você gosta mais.

O que você precisa

  • Música
  • Condicionador para gatos
  • Pente fino de metal ou pente para pulgas
  • Escova de aço para gatos
  • Pano
  • Água
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article