Mais
×

Como tirar medidas para um bifocal

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando Benjamin Franklin teve a ideia de fazer um par de óculos a partir de dois, ele resolveu um grande problema para as pessoas que precisam de óculos para ler e para ver de longe. A tecnologia de óculos de hoje exige a colocação exata da altura bifocal, também chamada de segmento. Progressivos, ou sem linha, bifocais e bifocais com linhas são medidos em alguns passos simples, mas cada tipo é medido de uma forma ligeiramente diferente.

Instruções

Diferentes estilos de óculos bifocais requerem medições únicas (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

    Medindo um bifocal sem linhas ou progressivo

  1. Coloque um pedaço de fita adesiva transparente da parte superior da armação a inferior no centro da lente. Você estará marcando um ponto na fita. Se necessário, é possível reposicionar a fita depois que tiver começado. Isto evita que se marque nas lentes existentes. Se a armação não tiver lentes, certifique-se que a fita esteja esticada. Você usará o ponto para gravar duas medições nas etapas seguintes.

  2. Posicione a pessoa que você está medindo diretamente em frente a você na mesma altura. Peça-lhe para sentar-se para que fique confortável. Certifique-se que a armação esteja ajustada corretamente e no lugar certo.

  3. Meça o olho direito em primeiro lugar. Medições ópticas e prescrições começam sempre com o olho direito, também chamado de OD (oculus dextrous). Faça um ponto no pedaço de fita adesiva diretamente na frente da pupila da pessoa. Repita com o olho esquerdo, ou OS (oculus sinistro).

  4. Retire a armação e meça a partir da borda inferior dela até o ponto que fez em cada lente. Anote o número. O Opticianworks.com observa que bifocais mais progressistas têm uma faixa de altura aproximada entre 15 a 25 milímetros.

  5. Meça o monocular PD ou a distância pupilar para cada olho. A medição PD é usada para colocar o centro óptico da lente na frente da pupila. Meça e anote a medida a partir do meio da ponte (no centro da armação) até o ponto para cada olho. Cada olho terá uma medição PD quando se medir um bifocal sem linha.

    Medindo um bifocal com linha

  1. Coloque um pedaço de fita adesiva transparente na parte superior da armação até o fundo aproximadamente no centro de cada lente. Você estará marcando um ponto e uma linha na fita ou lente.

  2. Verifique o ajuste da armação e verifique se está confortável e no lugar certo. Posicione a pessoa que você está medindo diretamente em frente de você na mesma altura. Peça-lhe para sentar-se para que fique confortável e em uma posição normal sentada.

  3. Peça a pessoa para olhar para a frente e desenhe uma linha ao longo da borda da parte inferior da pálpebra na fita. Anote o número para o olho direito, ou O.D. Repita com o olho esquerdo, O.S. Esta linha será a medida da altura, ou segmento.

  4. Coloque um ponto na fita em frente a pupila de cada olho. Retire a armação e meça de ponto a ponto. Isso é o binocular PD da pessoa. Para bifocais com linhas, você usa a medição binocular.

  5. Meça a partir da parte inferior da armação até a linha que desenhou na borda das pálpebras inferiores. Esta é a medida bifocal com linhas.

Dicas

  • Você pode checar sua medida comparando rapidamente antes de iniciar.

O que você precisa

  • Fita
  • Marcador
  • Régua com milímetros
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article