Mais
×

Como medir o pulso e a respiração de uma pessoa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os profissionais médicos usam sinais vitais, como a respiração e o pulso, para monitorar o corpo a fim de identificar quaisquer problemas de saúde possíveis. O pulso é a medida de quantas vezes o coração bate em um minuto. A atividade normal em um adulto é de 60 a 100 batimentos por minuto. A respiração é medida por quantas respirações são feitas em um minuto. A respiração normal em um adulto em repouso é de 15 a 20 respirações por minuto.

Instruções

Os médicos usam sinais vitais para monitorar o corpo a fim de identificar quaisquer problemas de saúde (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  1. Prenda um relógio com ponteiro de segundos no pulso oposto da mão que você usará para verificar a pulsação.

  2. Vire o braço da pessoa para que você possa ver o lado inferior do pulso. Coloque o dedo indicador e o médio no pulso da pessoa, sobre a artéria. Ela está no meio do pulso, a cerca de 1 cm de distância da curvatura do punho que leva ao braço. Na maioria das pessoas, você poderá ver a artéria, que tem uma cor azulada. Pressione suavemente, mas com firmeza, até sentir a pulsação arterial, como um coração batendo. O pulso é uma pulsação que pára e começa. Você pode precisar mover os dedos um pouco para sentir uma pulsação forte.

  3. Comece contando a pulsação quando o ponteiro dos segundos do relógio estiver no 12. Conte quantos pulsos você sente pelos próximos 30 segundos. Pare de contar quando o ponteiro chegar ao seis.

  4. Mantenha seus dedos no pulso da pessoa. Observe seu peito para contar quantos fôlegos ela toma. Conte as respirações que ela toma por 30 segundos, observando o ponteiro de segundos enquanto ele se move do seis de volta para o 12.

  5. Multiplique o número de pulsos por dois para obter a taxa da pulsação por um minuto. Multiplique o número de respirações por dois para obter o número de respirações em um minuto.

Dicas

  • Ao contar a respiração de uma pessoa, não conte a ela o que você está fazendo. Algumas pessoas respirarão mais lentamente ou mais rapidamente do que normalmente fazem, mesmo sem perceber.
  • Você também pode tirar o pulso e contar as respirações durante 15 segundos e multiplicar cada número por quatro para obter a contagem por minuto.

O que você precisa

  • Relógio com ponteiro de segundos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article