Mais
×

Como transformar sabão em barra em sabão líquido

Atualizado em 16 janeiro, 2018

Mais fácil de usar e mais higiênico, o sabonete líquido hidrata e limpa as mãos sem a contaminação de manusear uma barra de sabão. Fazer sabonete líquido a partir de um em barra, ou de um punhado de restos de outros, pode economizar dinheiro e também lhe dar a oportunidade de personalizar o produto acabado. Utilizando um recipiente adequado para micro-ondas, transforme qualquer tipo de sabão em barra em sabonete líquido, que você poderá usar para lavar as mãos ou o corpo.

Instruções

Transformando sabão em barra em sabonete líquido você economiza dinheiro. (Juno Le/Demand Media)
  1. Esfregue uma barra de sabão no ralador de queijo para produzir uma xícara de sabão ralado. Se utilizar restos de sabão, corte-os até obter uma xícara de pedaços bem pequenos. Você também pode cortar o sabão em barra em pedaços finos em vez de ralar, se não tiver um ralador de queijo disponível, ou usar um processador de alimentos para picá-lo.

    Um ralador de queijo facilita o trabalho de picar o sabão (Juno Le/Demand Media)
  2. Coloque um copo de sabonete picado no recipiente para micro-ondas de pelo menos 3 litros para permitir que o sabão se expanda. Adicione três xícaras de água ao recipiente e agite o conteúdo com uma colher. Leve a mistura ao micro-ondas.

    Mexa a mistura com uma colher (Juno Le/Demand Media)
  3. Esquente o sabonete na metade da potência durante três minutos, mexendo a mistura em intervalos de um minuto. Não a deixe ferver. Quando terminar, retire o recipiente e deixe o conteúdo esfriar, mexendo a cada cinco minutos até que se passem 20 minutos. Remova todos os pequenos pedaços de sabão presentes com uma colher ou passando através de um coador. Se a consistência parecer muito espessa e gelatinosa, enquanto ainda estiver quente, adicione 1/2 xícara de água extra à mistura para afiná-la, pois ela vai engrossar mais quando esfriar.

    A mistura deve ir ao micro-ondas por três minutos (Juno Le/Demand Media)
  4. Adicione duas colheres de chá de glicerina vegetal ou sintética à mistura para a tornar o sabonete mais hidratante. Agite a glicerina até ficar completamente dispersa por todo o sabão. Para acentuar o aroma, adicione dez gotas de óleo de uma essência de seu agrado, como lavanda, hortelã, laranja ou malaleuca. Isso também irá adicionar propriedades antibacterianas naturais ao seu sabonete líquido, pois muitos óleos de essências são antibacterianos. Para evitar conflito com o aroma de seu sabão em barra, escolha um perfume complementar ou use sabão em barra neutro.

    Verifique a consistência do seu sabonete líquido (Juno Le/Demand Media)
  5. Despeje o sabonete liquefeito dentro dos dispensadores com bomba e armazene qualquer sabão restante em um frasco de vidro para uso posterior. Mantenha o recipiente em um armário à temperatura ambiente. Agite o sabonete ocasionalmente se começar a gelificar em qualquer bomba ou o frasco.

    Em algumas horas seu sabonete líquido estará pronto para o uso (Juno Le/Demand Media)

Dicas

  • Substitua duas colheres de chá de glicerina por azeite na receita de sabão, se você não tiver glicerina disponível ou quiser usar um óleo natural em seu lugar.
  • Use duas vezes a quantidade de água se quiser fazer espuma de sabão líquido para colocar em dispensadores especiais de espuma .

Aviso

  • Monitore atentamente a mistura de sabão e água quando levar ao micro-ondas, para evitar a queima da mistura.
  • Alguns sabonetes se expandem quando aquecidos, portanto divida o tempo no micro-ondas em pequenos períodos e mexa com frequência para evitar transbordamento.

O que você precisa

  • Barra de sabão ou um copo de restos de sabonetes
  • Ralador de queijo
  • Recipiente para micro-ondas (pelo menos 3 litros)
  • 3 xícaras de água
  • Colher
  • Dispensadores de sabonete líquido com bomba
  • Jarra
  • Óleos de essências
  • Glicerina
  • Coador
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article