Como fazer a transição de casa para a creche com crianças pequenas

Escrito por julie christensen | Traduzido por deise ferreira
Como fazer a transição de casa para a creche com crianças pequenas

Prepare seu filho para começar a ir à creche

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Fazer a mudança de cuidar de uma criança em casa a precisar levá-la para uma creche é uma grande transição na vida dela. Passe algum tempo entrevistando e observando creches para encontrar uma escola de alta qualidade com professores carinhosos. Aceite que seu filho pode se sentir irritado ou triste. Os tempos de transição podem variar de alguns dias a algumas semanas, dependendo do temperamento dele. Muitas crianças podem parecer inicialmente felizes mas expressar tristeza ou raiva algumas semanas mais tarde, quando percebem que a situação é permanente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Procure por uma creche que se encaixe à personalidade do seu filho e ofereça atendimento de alta qualidade. Ela deve ser limpa, bem iluminada e cheia de atrativos. Procure por uma equipe carinhosa, educada e firme, que passe o tempo brincando e interagindo com as crianças ativamente. A sala de aula deve incluir uma combinação equilibrada de atividades ativas e tranquilas, com lugares para as crianças que precisam de um tempo sozinhas. Os professores e diretores devem enxergar os pais como parceiros e ter um plano escrito para a comunicação com eles.

  2. 2

    Leve seu filho para visitar a escola. Se possível, permita que ele passe algum tempo brincando na sala de aula. Alguns professores oferecem visitas à sua casa, o que pode ajudar a criança a criar laços com eles e abrindo o caminho para uma transição suave.

  3. 3

    Dê a criança bastante tempo para se despedir de seu cuidador e, se possível, o inclua em sua vida futura. Sua criança criará laços com essa pessoa e sentirá sua ausência.

  4. 4

    Converse com seu filho repetidamente sobre o que esperar da escola. Prepare tudo que ele precisa na noite anterior, como a mochila ou o almoço, para que você possa ficar um tempo em silêncio com ele pela manhã. Se possível, marque o dia de início para quinta ou sexta, para que seu filho tenha uma semana curta.

  5. 5

    Se possível, faça uma transição gradual, indo de duas a três vezes no início, até aumentar ao tempo total. Busque seu filho mais cedo nos primeiros dias.

  6. 6

    Reconheça os sentimentos de tristeza ou raiva do seu filho. Você também pode sentir ansiedade, tristeza ou culpa, mas tente ser positivo na frente dele. Tranquilize-o falando que você vai voltar rapidamente e que você sente falta dele também, mas que você não vê a hora de ouvir sobre seu dia divertido. Envie uma foto de sua família, um cobertor ou brinquedo favorito com seu filho, para que ele se sinta confortável.

Dicas & Advertências

  • Não tenha pressa em enviar a criança para uma creche, especialmente se ela for facilmente confusa. As creches podem ser muito barulhentas e cheias de diferentes estímulos. Se você já tiver tido uma babá no passado, mantenha-na e deixe que a criança fique na creche em um meio período ou procure por uma creche em casa de família.
  • Escolher a escola certa é o aspecto mais importante ao fazer uma transição suave. Se você confiar e gostar dos professores, seu filho também sentirá o mesmo. Se você se sentir ansioso ou preocupado com a escola, seu filho vai espelhar seus medos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media