Tratamento para acne no queixo de um gato

Escrito por laura agadoni | Traduzido por yago lima
Tratamento para acne no queixo de um gato
Gatos podem ter acnes no queixo (cat face image by Tammy Mobley from Fotolia.com)

Os gatos podem ter acne. Normalmente, é apenas no queixo e nos lábios. Eles podem apresentar essa condição ao longo das suas vidas. A causa é desconhecida, mas isso ocorre por causa das glândulas sebáceas. As acnes se parecem com cravos no início e, depois, progridem para inchaços vermelhos que podem coçar ou ser bastante dolorosos para o seu animal.

Produtos

O veterinário pode sugerir usar os mesmos produtos que os seres humanos usam para tratar acnes, como retinoides e peróxido de benzoíla. Se uma infecção por fungos acompanha a acne, o veterinário pode indicar um creme antifúngico sem prescrição médica, o qual contém miconazol e clotrimazol, para que seja usado duas vezes ao dia durante duas semanas.

Cuidados diários

Desinfete o queixo do gato, mergulhando-o em um banho de sal de Epson. Alternativamente, você também pode aplicar um creme antibacteriano na região. O veterinário também pode querer que o queixo seja lavado com um produto medicado uma ou duas vezes por semana.

Casos graves

Para gatos com problemas de acnes mais graves, o veterinário pode prescrever antibióticos orais. Alguns desses medicamentos são potencialmente perigosos. Remédios antifúngicos podem induzir doenças no fígado, por exemplo. Caso decida usar antibióticos por via oral para o tratamento da acne, deve-se acompanhar de perto as reações do seu gato. Perda de apetite é um sinal de doença hepática.