Mais
×

O que é Clavamox para cachorros?

Atualizado em 13 abril, 2018

Os cachorros com infecções bacterianas precisam ser tratados com antibióticos. Clavamox é um antibiótico fabricado pela indústria farmacêutica Pfizer . Ele é usado para tratar cães e gatos, sendo administrado via oral sob a forma de comprimido ou líquido. O Clavamox é vendido apenas sob prescrição médica. Fale com um veterinário profissional licenciado para obter uma receita ou antes de administrar o remédio para seu cão.

O Clavamox é usado para tratar infecções bacterianas caninas (dogs are fighting image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Identificação

O Clavamox é uma combinação de duas medicações diferentes, amoxicilina e ácido clavulânico. A amoxicilina é um antibiótico de largo espectro, enquanto o ácido clavulânico é um inibidor enzimático. Os inibidores de enzima são necessários para os cães em tratamento com antibióticos. O corpo canino produz uma enzima chamada beta-lactamase que anula os efeitos do antibiótico. As propriedades de inibição enzimática do ácido clavulânico neutralizam essa enzima, permitindo que o antibiótico faça seu trabalho.

Função

O Clavamox é usado como tratamento para uma variedade de infecções bacterianas caninas. Essa medicação é rotineiramente prescrita para infecções do sistema respiratório, do trato urinário, pele, tecidos e orelhas. Ele também usado no tratamento preventivo, para reduzir a probabilidade de infecção bacteriana em cachorros com feridas, abscessos ou incisões cirúrgicas.

Dosagem

Existem quatro concentrações de dosagens diferentes para o Clavamox. Os comprimidos orais estão disponíveis em concentrações de 62,5 mg, 125 mg, 250 mg e 375 mg. As gotas orais estão disponíveis apenas na concentração de 62,5 mg/ml. A menos que uma infecção seja grave, os cachorros geralmente recebem 6,25 mg para cada meio quilo de peso corporal, duas vezes ao dia.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais comuns incluem náusea e diarreia. Isso é devido, em parte, à eliminação de bactérias úteis pelo trato digestivo. Também pode ocorrer hiperatividade ou sonolência, dentre outros efeitos colaterais. Alguns cães experimentam uma reação alérgica caracterizada por dificuldade para respirar, erupções cutâneas, urticária, inconsciência e inchaço ou coceira nos lábios, língua, ou face. O uso prolongado ou inadequado de Clavamox pode resultar em problemas nos rins.

Avisos

Administre Clavamox com uma pequena quantidade de comida para evitar que o estômago do animal seja afetado. Não pare a medicação antes do tempo previsto. Siga as instruções do seu veterinário usando Clavamox, mesmo se os sintomas do seu cachorro diminuírem ou desaparecerem. Às vezes, os sintomas melhoram antes da infecção bacteriana ser resolvida. Procure atendimento médico de emergência se seu cachorro passar por uma reação alérgica ou vomitar mais de uma vez durante o uso de Clavamox. Não utilize a medicação se seu cão tem histórico de reações alérgicas a produtos à base de penicilina.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article