Tratamento a base de erva para os ácaros da orelha em filhotes de cão

Escrito por dannah swift | Traduzido por larissa franzin tavares dos santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tratamento a base de erva para os ácaros da orelha em filhotes de cão
os ácaros da orelha podem provocar graves infeções de ouvido em cães e gatos (Dean Golja/Digital Vision/Getty Images)

Os ácaros da orelha são extremamente contagiosos e podem passar com facilidade de um cão para o outro. É provável que os cães que os contraem já tenham o sistema imunológico enfraquecido por alguma outra razão. Os filhotes já nascem com os ácaros (assim como os humanos) e a maioria deles não apresenta perigo algum, mas se o filhote estiver fraco, os ácaros transferidos a ele através do leite materno podem se desenvolver e provocarem uma infecção de ouvido.

Outras pessoas estão lendo

Ácaros da orelha

O médico veterinário Dr. Howard Mintzer descreve o interior de um ouvido infestado como cheio de "milhares de ácaros [...] se movendo sobre uma massa escura de ácaros, larvas, ácaros mortos, cera de ouvido, sangue seco e outros dejetos" (http://www.vetprof.com/clientinfo/ear-diseases.html). Tal condição provoca uma incrível coceira que leva os cães a se coçarem até o ponto de se machucarem.

O Dr. Mintzer explica que o tratamento médico para as infestações do ácaro da orelha envolve uma profunda limpeza do ouvido, seguida pela aplicação de remédios em gota contra o ácaro. Depois de uma semana de tratamento, deve-se deixar o ouvido sem nada por mais uma semana e, em seguida, realiza-se o processo novamente. Porém, existem alternativas à base de ervas que o veterinário pode prescrever e que seguem o mesmo procedimento.

Tratamentos a base de ervas

Antes de administrar qualquer medicamento ao filhote, certifique-se de ter limpado extremamente bem os seus ouvidos. Tente eliminar todos os detritos visíveis antes de iniciar o tratamento. Dee Braun, aromaterapeuta certificado, doutor em reflexologia e praticante de medicina natural, recomenda o chá verde como antisséptico natural e uma alternativa mais branda às soluções para ouvido à base de produtos químicos (http://www.natural-pet-care.com/natural-pet-health-blog/natural-ear-mite-remedies/). Para utilizá-lo, basta fazer uma infusão de chá verde, esperar esfriar e, em seguida, umedecer cotonetes e usá-los para limpar o ouvido do filhote. Isso não elimina os ácaros, mas depois, você pode usar um conta-gotas para aplicar de três a cinco gotas de óleo de oliva ou amêndoa ao canal do ouvido. O óleo irá combater os ácaros, mas será preciso limpar os ouvidos com regularidade e continuar aplicando o óleo, dependendo do caso diariamente por até um mês, até que todos os ácaros sejam eliminados por completo. Braun alertar os donos de animais para que fiquem longe do óleo de melaleuca, especialmente no caso dos gatos, mas também recomenda evitá-los no caso de cães, uma vez que o olfato canino é mais sensível do que o humano, e o óleo de melaleuca é bem potente (http://www.natural-pet-care.com/natural-pet-health-blog/natural-ear-mite-remedies/).

Caso precise de um tratamento mais forte, deixe dois dentes de alho amassados de molho no óleo por uma noite, coe o óleo pela manhã e aplique de três a cinco gotas ao ouvido do filhote. Não dê alho como alimento para seu animal. Os cães não são capazes de digeri-lo e podem adoecer.

Prevenção

A prevenção dos problemas de ouvido se limitam, em geral, à verificação regular dos ouvidos do animal, limpeza e secagem (especialmente no caso dos cães que têm as orelhas caídas) depois do banho ou de um mergulho. Os ouvidos quentes e úmidos são um ambiente muito hospitaleiro para os ácaros. A limpeza regular dos ouvidos com uma solução de vinagre branco e água os torna um ambiente hostil aos ácaros e deixa seu filhote mais feliz.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível