Mais
×

Tratamentos à base de plantas para alisar cabelos cacheados

Atualizado em 17 abril, 2017

Se você estiver lutando com um emaranhado de frizz e quiser evitar tratamentos químicos agressivos, experimente essas receitas naturais para alisar o cabelo. Elas não serão drásticas como usar uma chapinha ou ter o cabelo alisado quimicamente, mas os resultados serão muito mais suaves para os fios.

Experimente receitas naturais para acabar com o frizz

As ervas

Quando o cabelo está bem hidratado, a cutícula fica plana. Se o cabelo estiver seco, a cutícula se abre para procurar hidratação no ar, deixando o cabelo todo arrepiado. Para manter os cabelos sem frizz, use essas ervas para hidratá-lo.

Bardana, calêndula, camomila, gerânio rosa, lavanda, rosa, alecrim, cedro e sândalo são boas para hidratar o cabelo. Coloque cinco colheres de chá de ervas em 500 ml de água fervente por 30 minutos e depois adicione uma colher de sopa de vinagre. Depois de lavar o cabelo com xampu, ao invés de condicionador, despeje essa infusão de ervas sobre o cabelo e não enxágue.

Para um tratamento de hidratação profunda com ervas, misture quatro colheres de sopa de óleo aquecido (qualquer tipo) com quatro colheres de sopa de gel de aloe vera. Adicione seis gotas de um óleo essencial hidratante, como o de sândalo, alecrim ou gerânio rosa. Massageie essa mistura no couro cabeludo e deixe por entre uma e duas horas.

Leite e ervas

Faça a infusão do passo anterior sem o vinagre. Depois que esfriar, misture 1/2 xícara da infusão com 1/2 xícara de leite e coloque em uma garrafa com borrifador.

Antes de tomar banho, enquanto os fios estiverem secos, borrife a mistura por todo o cabelo e penteie-o com um pente de dentes largos. Deixe a mistura na cabeça por meia hora. Lave com xampu e condicionador como de costume. Esse tratamento deixará o cabelo liso e macio.

Óleo de coco e ervas

Deixe uma xícara de leite de coco fresco descansando um pouco. Um creme grosso será formado na parte superior do líquido. Retire esse creme com uma colher e adicione o suco de meio limão. Misture algumas gotas de óleo essencial (use a lista de ervas acima). Coloque a mistura na geladeira e deixe engrossar até que vire um creme.

Assim que a mistura engrossar, massageie-a no couro cabeludo e por todo o cabelo. Enrole o cabelo com uma toalha ou touca de banho e deixe por uma hora antes de lavá-lo com xampu. Esse tratamento vai alisar o cabelo gradualmente; faça-o três vezes por semana para obter melhores resultados.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article