Mais
×

Tratamentos sem prescrição médica para a foliculite capilar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A foliculite capilar, uma desordem que ocorre no couro cabeludo, é uma reação inflamatória nos folículos capilares que causa bolhas vermelhas e doloridas ao longo do couro cabeludo (as quais se parecem muito com espinhas ou assaduras na cabeça). Existem vários remédios sem prescrição e caseiros que podem ser utilizados para tratar a doença.

A foliculite capilar deixa o couro cabeludo coçando (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Solução de Bürow

O líquido de Bürow é um produto tópico que pode ser comprado em muitas farmácias sem prescrição médica. O produto é uma combinação de água com acetato de alumínio, e quando aplicado sobre a foliculite no couro cabeludo, diminui a coceira e a inflamação da pele; desse modo, as bactérias eventualmente retrocedem e param de crescer. Aplique o líquido de Bürow no couro cabeludo de três a seis vezes por dia para reforçar o processo de cura. Se lavar o cabelo logo após aplicar a solução, você não obterá os benefícios do tratamento.

Sabão antibacteriano

Lave o cabelo todos os dias, pois isso ajuda a evitar que a foliculite capilar se espalhe. Adicionalmente, utilize um xampu antibacteriano em torno da área afetada. O xampu deve conter selênio ou propilenoglicol. Esses medicamentos ajudam a reduzir a coceira e eventualmente param e revertem o crescimento da foliculite capilar.

Vinagre branco

Se não encontrar a solução de Bürow, você pode criar um substituto que funciona de modo similar. Em uma garrafa limpa, misture uma colher de sopa de vinagre branco com uma xícara e um terço de água. Agite a garrafa para garantir que a solução misture bem. Embeba uma bola de algodão com a mistura e coloque sobre a área afetada. Pressione a bola de algodão durante cinco a dez minutos e depois jogue-a fora. Repita o processo de três a seis vezes por dia.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article