Como tratar de coceiras no couro cabeludo

Escrito por kat black | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

As células do couro cabeludo estão entre as mais sensíveis do corpo, pois respondem a mudanças climáticas, sua dieta e aos níveis de estresse. Quando algo dá errado, sua cabeça começa a coçar, algo que não é só irritante, como também constrangedora. Para acabar com a coceira no couro cabeludo, você deve tratar o problema que a está causando.

Outras pessoas estão lendo

Caspas

A caspa costuma ser o motivo mais comum para coceiras na cabeça. Quando o couro cabeludo está oleoso, as células epiteliais mortas se agrupam junto com produtos para o cabelo e poluição, formando as famosas "casquinhas" que ficam no cabelo e nas roupas. Lavar o cabelo com xampus feitos a partir de óleos de árvores ou com tipos especiais contendo piritionato de zinco, alcatrão, ácido salicílico, sulfeto de selênio ou cetoconazol pode ajudar a eliminar o problema das caspas.

Psoríase

A psoríase é uma doença de pele relativamente comum que pode afetar o couro cabeludo. Se você sofre de psoríase, as células mortas se acumulam na pele, causando manchas e escamas que coçam. Xampus medicinais, especialmente os que contenham alcatrão de carvão, podem ajudar a eliminar o problema. Remédios homeopáticos incluem expor o couro cabeludo a um pouco de sol, colocar a cabeça em uma banheira com água morna, junto aveia coloidal, e enxaguar o couro cabeludo com uma tampa de enxaguante bucal dissolvida em quatro xícaras de água.

Couro cabeludo seco

Estresse, mudanças hormonais, xampus agressivos, dietas ruins, banhos com água quente e aquecimento interno podem fazer com que seu couro cabeludo fique seco e coce. Tratamentos com óleos essenciais podem ajudar a reduzir a secura. Massageie o couro cabeludo com algumas gotas de óleo de jojoba ou eucalipto. Deixe o óleo agir entre cinco e dez minutos e lave com xampu, normalmente. Se a coceira persistir, tome um banho de banheira com água morna (não quente), bicarbonato de sódio, aveia normal ou aveia coloidal.

Alergias

Em algumas pessoas as alergias a perfumes, detergentes ou produtos para o cabelo podem causar irritações e coceiras na pele. Escolha produtos hipoalergênicos que não contenham fragrâncias. Certifique-se de enxaguar todo o xampu e condicionador do cabelo para eliminar qualquer resíduo que possa estar causando a alergia.

Piolho

Os piolhos mordem o couro cabeludo para se alimentarem com seu sangue. Reações alérgicas à saliva deles podem causar coceiras. Para eliminar esses parasitas, escolha um xampu medicinal, feito para matar piolhos e siga as instruções. Lave todas as roupas, roupas de cama, estofados e bichos de pelúcia, inclusive todos os produtos de cabelo com o mesmo xampu usado para o cabelo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível