×
Loading ...

Como tratar uma pele com bolhas e descascando devido a uma queimadura solar

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ficar sentado sob o sol pode ser relaxante, mas se você sofrer uma queimadura solar e sua pele começar a descascar e formar bolhas poderá ser desconfortável e doloroso. Uma exposição longa à luz ultravioleta pode causar danos celulares, enrugamento precoce, manchas de envelhecimento, queratoses actínicas e câncer de pele. A luz solar artificial usada em salões de bronzeamento é tão prejudicial quanto a natural. O melhor é adotar métodos preventivos para evitar essas queimaduras solares. No entanto, se você tiver uma existem algumas coisas que pode fazer para tratar a pele com bolhas e descascando.

Instruções

Aplique protetor solar para evitar queimaduras solares (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Tome banhos frios frequentes antes de a pele criar bolhas.

    Loading...
  2. Aplique babosa nas áreas queimadas com frequência. Os esteroides tópicos como o creme de 1% de hidrocortisona também podem ajudar a aliviar a dor e o inchaço provocados pela queimadura de sol.

  3. Esfrie seu quarto o máximo possível e se prepare para uma noite sem dormir. Tome um analgésico como o acetaminofeno ou ibuprofeno.

  4. Beba muito líquido e vista roupas folgadas.

  5. Evite estourar as bolhas que se formarem. Elas se estourarão sozinhas e começarão a descascar.

  6. Experimente ficar de molho em uma banheira com aveia ou óleo essencial e lembre-se de manter a água fria ou no máximo morna.

  7. Fique longe do sol. Se precisar sair de casa, mesmo que por pouco tempo, aplique uma boa quantidade de protetor solar no corpo.

Loading...

Dicas

  • Mesmo depois que o descascamento parar, a pele nova estará vulnerável à luz UVA e UVB. Por isso, certifique-se de aplicar protetor solar sempre que estiver exposto ao sol.

Aviso

  • Não use o creme com 1% de hidrocortisona em crianças com menos de 2 anos, a não ser que seja solicitado por um médico.
  • Se a queimadura for acompanhada com febre alta ou dor intensa, bolhas cobrindo uma parte maior do corpo ou se não houver melhoras em alguns dias, consulte um médico.

O que você precisa

  • Protetor solar
  • Babosa
  • Creme com 1% de hidrocortisona (opcional)
  • Roupas folgadas
  • Líquidos

Referências

Loading ...
Loading ...