Mais
×

Como tratar proteinúria

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os rins normalmente filtram o excesso de proteína da corrente sanguínea. A proteinúria ocorre quando os rins não conseguem mais filtrar toda a proteína e o sangue cai na urina. Para tratar efetivamente a proteinúria, você precisa, primeiro, descobrir qual é a sua causa. Continue lendo para aprender como tratar proteinúria.

Instruções

Tratar proteinúria
  1. Diminua seu consumo de sal. O sal diminui a quantidade de água no corpo e exacerba o inchaço que geralmente acompanha a proteína na urina.

  2. Diminua sua pressão arterial. A proteinúria é geralmente encontrada em combinação com hipertensão arterial, porque uma pressão elevada enfraquece os capilares nos rins. Antes de tratar o sangue em sua urina, seu médico irá testar e tratar sua pressão alta.

  3. Reduza a quantidade de proteína que você consome. Lembre-se que a proteína está presente em muitos alimentos diferentes, não apenas carne e peixe. O website da National Kidney Foundation tem uma página dedicada a ajudar pacientes a aprender a cozinhar com menos proteína. Veja o link seção de recursos abaixo.

  4. Reduza ou elimine suas infecções de trato urinário (ITUs). Infecções frequentes podem prolongar a proteinúria por causa da fácil transmissão de bactéria entre o trato urinário e os rins.

  5. Controle seus níveis sanguíneos de açúcar. Isso é especialmente importante para pacientes que já foram diagnosticados como diabéticos, já que existe uma correlação direta entre diabetes e doenças renais, incluindo a proteinúria.

  6. Questione seu médico sobre o uso de inibidores de enzima conversora de angiotensina (ECA). O uso desses inibidores é uma forma comum de tratar proteinúria, pois foi demonstrado que eles reduzem os níveis de proteína encontrados na urina. O seu médico pode, também, querer usar outro tipo de inibidor, conhecido com bloqueador do receptor de angiotensina-II (BRA).

  7. Aprenda como os beta-bloqueadores podem ser usados para tratar proteinúria. Eles são similares aos inibidores de ECA, pois reduzem a quantidade de proteína na urina, mas eles também aumentam a capacidade dos rins de filtrar produtos residuais.

Dicas

  • Não existe necessidade de tratar proteinúria leve ou temporária, que pode ser causada por qualquer coisa desde doenças e desidratação até convulsões e estresse severo. Quando existe muito sangue na urina, no entanto, o tratamento com um especialista em rim pode ser necessário.

Aviso

  • Visite seu médico ao primeiro sinal de sangue em sua urina. Em alguns casos, isso pode indicar que você está sofrendo insuficiência renal.

O que você precisa

  • Biópsia renal
  • Beta-bloqueador
  • Inibidor de ECA
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article