Mais
×

Como tratar uma queimadura de eletricidade

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Queimaduras de eletricidade ocorrem quando uma corrente elétrica percorre o corpo. Isso pode resultar em queimaduras internas invisíveis, bem como queimaduras na superfície da pele. Saber como reagir quando alguém é ferido por uma queimadura de eletricidade pode fazer a diferença numa situação de vida ou morte, visto que o estado de choque e o ataque cardíaco frequentemente vêm após uma queimadura desse tipo.

Instruções

Trate uma queimadura de eletricidade

    Trate uma queimadura de eletricidade séria

  1. Desligue a força da origem da queimadura para impedir que mais eletrocussão aconteça.

  2. Desconecte da tomada a origem da eletricidade que causou o acidente se não puder desligar a força. Faça-o com segurança, usando um material isolador, como madeira, plástico, borracha ou papelão. Por exemplo, um cabo de vassoura de madeira seco pode ser usado para desconectar a tomada.

  3. Evite tocar a vítima queimada com suas mãos até que tenha desligado as origens elétricas, visto que você pode se queimar pelo contato.

  4. Ligue 192 para solicitar socorro imediatamente.

  5. Monitore os sinais vitais da vítima enquanto o socorro médico está a caminho. Verifique o pulso e a respiração e, caso nenhum dos dois seja detectado, execute a ressurreição cardiopulmonar e tente recuperar a respiração.

  6. Impeça que a vítima entre em estado de choque colocando sua cabeça abaixo do tronco e elevando suas pernas. Se a vítima estiver consciente, use palavras para tranquilizá-la até que os médicos de emergências cheguem.

    Trate uma pequena queimadura de eletricidade

  1. Trate uma queimadura de eletricidade menos séria enxaguando as áreas afetadas com água. A maioria das queimaduras de eletricidade aparece na superfície da pele onde a corrente elétrica entrou e saiu do corpo.

  2. Cubra a área queimada com uma gaze esterilizada ou curativos, ambos secos. Você precisará trocar os curativos diariamente até que se cure da queimadura.

  3. Troque a atadura de gaze se ela ficar molhada. A atadura deve ser mantida sempre limpa e seca, pois assim ajuda a diminuir o risco de infecção.

  4. Procure socorro médico adicional para tratar outros ferimentos que acontecerem como resultado da queimadura de eletricidade. Com o choque elétrico, você pode ser lançado ou cair, o que pode levar a fraturas dos ossos e lesões na cabeça. Mesmo se não encontrar lesões, é melhor procurar atenção médica após ter sofrido uma queimadura de eletricidade.

Aviso

  • Ajude a prevenir queimaduras de eletricidade em casa usando capas de segurança nas tomadas e saídas elétricas que não estão sendo utilizadas. Essas capas elétricas podem ajudar a impedir que as crianças pequenas coloquem seus dedos ou outros objetos dentro das tomadas e saídas, prevenindo choques elétricos.

O que você precisa

  • Gaze esterilizada
  • Água
  • Objeto isolador
  • Telefone
  • Treinamento em ressuscitação cardiopulmonar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article