Mais
×

Como tratar uma urticária provocada por urtiga

Atualizado em 23 março, 2017

As urtigas crescem em solo rico em nitrogênio, de florestas, parques e outras áreas do mundo. Entre as folhas verdes a flores róseas e redondas da urtiga existem minúsculos fios que contêm histamina e outras substâncias químicas, incluindo ácido fólico. Estes produtos químicos podem causar uma ligeira ou grave irritação na pele. Os sintomas incluem prurido, ardor e edema. A cura para este tipo de urticária pode levar alguns dias e causar desconforto.

Instruções

As urtigas podem causar prurido, ardor e edema na pele (Nettles image by Sheila Button from Fotolia.com)
  1. Inspecione a área e remova quaisquer fios de urtiga que ainda estejam sobre a pele. Coloque um pequeno pedaço de pano ou fita adesiva sobre a área e remova suavemente, para remover os fios da urtiga.

  2. Limpe bem a área com água morna e seque com um pano macio.

  3. Misture o bicarbonato de sódio e a água até formar uma pasta. Cubra a área com a pasta e a deixe no local por no máximo 30 minutos. Retire com água morna. Repita este procedimento três vezes ao dia ou conforme necessário, para reduzir o prurido e o ardor, até que a urticária esteja curada.

Dicas

  • Esfregue as folhas de não-me-toques na área para reduzir o ardor e o prurido provocados pela urtiga.

Aviso

  • Procure auxílio médico, caso grandes áreas de seu corpo desenvolvam uma reação alérgica, pois você necessitará de medicação adequada para reduzir o prurido, a queimação e o edema.

O que você precisa

  • Pano seco
  • Bicarbonato de sódio
  • Não-me-toques
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article