Mais
×

Como fazer treliças de telhado

Atualizado em 20 julho, 2017

As treliças de um telhado são uma das partes mais importantes a se projetar. Elas consistem em vigas, que vão suportar a estrutura . Depois de terminadas, as treliças são levantadas e instaladas no topo. O número de treliças vai depender do comprimento do telhado. Quanto mais longo, mais treliças você precisará. Entretanto, elas podem ser construídas facilmente.

Instruções

Treliças angulares são essenciais para equilibrar o telhado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Primeiro Passo

  1. Comece medindo a inclinação do telhado. Essa medida será o comprimento das vigas. Se o telhado tem uma inclinação maior de um lado, uma das vigas deverá ser maior. Decida quantas treliças você irá precisar, então, dobre o número para obter o número de vigas necessárias.

  2. Corte as vigas 6 X 12 no comprimento necessário para adicionar um prumo nas extremidades. O prumo deve ser cortado em um ângulo de 45 graus.

  3. Corte o pedaço da treliça que conecta as duas vigas na base do telhado. Corte em partes de 6 x 12 e com ângulo de 45 graus em ambas extremidades.

  4. Faça os reforços. Eles devem ser compensados de 1,3 cm de espessura que irão cobrir as extremidades das treliças. Um reforço irá cobrir o topo da treliça, enquanto os outros dois serão fixados nas extremidades finais. Você precisará de seis reforços para os dois lados da treliça. Corte-os em triângulos para que eles cubram as junções entre as vigas e a base do telhado.

  5. Você pode agora montar a treliça. A melhor forma de montar é no chão do lugar sobre o qual o telhado será colocado. Pegue duas vigas e as coloque no canto das paredes. O topo das vigas devem se encontrar em cada canto. Se o ângulo de 45 graus foi cortado corretamente, as duas vigas se encontrarão. Agora, deslize para a parte inferior para verificar se seu ângulo está nivelado com a parte inferior das vigas.

  6. Certifique-se de que a linha inferior se encaixa com a treliça e as junte com cuidado e use acabamentos de madeira. Os acabamentos devem ser de peças de madeira de 2,5 x 5 que são parafusadas viradas para baixo. Uma parte do acabamento deve estar também na parte superior da treliça, para que a viga fique segura e não escorregue durante a montagem. Pregue os acabamentos em cada lado das vigas. Para que a linha inferior não saia do lugar durante a montagem, parafuse mais duas peças de 2,5 X 5 abaixo da linha inferior.

  7. Com os acabamentos e as treliças firmemente montadas, comece a colar e parafusar os reforços nos cantos. Fixe um reforço em cada canto, incluindo o topo. Depois que a cola secar, vire a treliça do outro lado, segurando nos acabamentos, e fixe os outros três reforços.

O que você precisa

  • Vigas de madeira 6 x 12
  • Serra
  • Compensados de 1,3 cm
  • Parafusos
  • Chave de fenda ou furadeira
  • Cola para madeira
  • Pregos
  • Martelo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article