Três fatores envolvidos no movimento ascendente de água nas plantas

Escrito por bruce smith | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Três fatores envolvidos no movimento ascendente de água nas plantas
O transporte de água ocorre no xilema de uma planta, que está contido no anel mais externo da árvore (sitting log image by free_mind from Fotolia.com)

A água se move para cima, na planta, através do tecido chamado xilema. Juntamente com a água, o xilema também transporta minerais dissolvidos e algumas moléculas orgânicas pequenas. Esta mistura de fluído de materiais passando pelo xilema é chamada de seiva. Numa árvore, a madeira constitui o xilema com o transporte de fluído, localizando-se no anel mais externo da árvore. Numa planta não lenhosa, o caule contém o xilema. Três fatores que influenciam a passagem da seiva através da planta incluem difusão, transpiração e ação capilar.

Outras pessoas estão lendo

Difusão

A água entra nas raízes através da difusão ou osmose. A raiz tem uma concentração mais alta de sal na parte interna da membrana do que no lado em contato com o solo. Assim, a água flui do lado com pouco sal para o que tem mais, tentando assim equalizar as concentrações de ambos os meios. A raiz não permite o transporte passivo de sal através da membrana. Contudo, ela permite a passagem passiva de água, minerais e compostos orgânicos pequenos do solo para dentro da planta. A membrana é semi-permeável. Se a concentração de sal dentro da raiz se tornar muito baixa, ela irá transportar ativamente sais para dentro da raiz.

Três fatores envolvidos no movimento ascendente de água nas plantas
Raízes das plantas absorvem água do solo (baby plant with root system image by joanna wnuk from Fotolia.com)

Transpiração

Outro componente do movimento de água através da planta envolve a transpiração. As plantas perdem água através da superfície da folha, primariamente através do estômato, ou poros usados para respiração e fotossíntese. Em dias mais quentes, mais água evapora, a planta absorve mais água das raízes e, consequentemente, elas pegam mais água do solo. O vento também aumenta a transpiração, já que ocorre um aumento da taxa de evaporação. Por outro lado, a umidade relativa diminui a taxa de transpiração, já que o processo de evaporação se torna mais lento.

Três fatores envolvidos no movimento ascendente de água nas plantas
Plantas perdem água através da superfície da folha e estômatos (leaf image by Henryk Olszewski from Fotolia.com)

Ação capilar

O xilema depende das propriedades químicas da água. Igualmente importante é o pequeno diâmetro do xilema. As moléculas de água possuem uma atração forte umas pelas outras, levando-as a se unirem. Elas também aderem à superfície do xilema. Conforme a planta transpira, ela leva a água para cima através do xilema. Uma molécula evapora e puxa a outra para cima no xilema. A água adere à lateral do xilema e não volta para baixo. Este processo é chamado de ação capilar. A coesão formada pelas moléculas de água individuais e a tensão entre elas e o xilema cria uma atração tão forte que a ação capilar leva água até as pontas das árvores mais altas.

Três fatores envolvidos no movimento ascendente de água nas plantas
A ação capilar leva água para a ponta das mais altas árvores (tree top image by robert mobley from Fotolia.com)

Movimento ascendente nas plantas

Para que a água se mova ascendentemente através da planta, a difusão, a transpiração e a ação capilar devem acontecer simultaneamente. A água se difunde na raiz criando pressão que empurra a água ao longo do xilema. A transpiração consiste na saída de água da planta, resultando na criação de uma força que também puxa a água para cima, no xilema. A ação capilar cria uma coesão entre as moléculas de água, bem como entre a água e a planta, superando a força da gravidade e mantendo a água fluindo pela planta.

Três fatores envolvidos no movimento ascendente de água nas plantas
Difusão, transpiração e ação capilar mantêm a água fluindo através da planta para uma vida saudável (CottonBall Flower Blooming image by Tinu from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível