on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como tingir flores com corante alimentício

Atualizado em 21 novembro, 2017

Se você precisar de flores de uma cor específica, mas não consegue encontrar em qualquer lugar, o que você faz? Tinge-as! Tingindo flores brancas, fica fácil conseguir o tom que você quiser. Elas são perfeitas para casamentos, festas ou quando você precisa de flores para combinar uma paleta de cores especial.

Loading...

Misture o corante alimentício

Ponha o corante alimentício em um copo com água morna e mexa com uma colher de plástico. Use cerca de 25 gotas de corante para cada 100 ml de água. O corante alimentício geralmente vem em uma caixa de quatro cores, lembre-se de que você pode combinar cores para criar outras. As lojas também vendem corantes com tonalidades de neon para cores mais vibrantes. Aqui, foi usado neon azul.

Remova as folhas

Remova qualquer folhagem dos caules das flores. Descartar as folhas evitará que a cor do corante seja desviada para as folhas e não chegue até pétalas.

Corte as caules

Corte os caules em um ângulo de 45° com tesoura afiada para flores. O ângulo serve para dois propósitos: aumentar a superfície do corte exposta para que mais água e corante alimentício possam ser absorvidos pelo caule e para manter a parte inferior do caule afastada do fundo do vaso — para não interromper a absorção de água.

Dicas

Ao cortar as hastes, lembre-se de que quanto mais curtos forem, menor a distância para o corante alcançar as pétalas das flores. Portanto, você obterá melhores resultados com caules mais curtos.

Coloque as flores no corante de alimentos

Coloque as flores cortadas no copo de corante alimentício.

Flores distintas absorverão o corante de forma diferente, então experimente uma variedade de flores brancas. Aqui foram tingidos cravos, crisântemos e hortênsias.

Espere 24 horas

Às vezes, em poucos minutos, você poderá ver as pétalas de flores mudar de cor, mas seja paciente. Levará de 24 a 48 horas para que as flores atinjam o máximo potencial de cor. Aqui estão as flores após 24 horas na solução de corante. Você pode ver que as hortênsias absorveram mais as cores.

Enxágue os caules

Lave os caules das flores em água corrente para remover o corante.

Dicas

Uma boa dica é cortar cerca de um centímetro dos talos neste ponto, para que os caules tenham cortes frescos quando colocados de volta na água.

Coloque as flores tingidas em um vaso de água e maravilhe-se como magicamente sua cor se transformou.

Loading...
Loading ...
Loading ...