Mais
×

Três tipos de cargas consideradas na construção de pontes

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando vão construir uma ponte, os engenheiros precisam considerar o peso e o ambiente ou os tipos de carga que a estrutura estará submetida por um longo período de tempo. Esses fatores determinam qual material deve ser usado para construir a ponte, bem como o tipo de estrutura que suportará melhor as cargas. Também conhecidas como forças, o tipo de cargas consideradas na construção de uma ponte é vital para sua integridade.

Existem muitos tipos de pontes espalhadas pelo mundo, cada uma projetada para as cargas que suportará (Ryan McVay/Stockbyte/Getty Images)

Carga morta

A carga morta é a ponte propriamente dita, ou seja, todas as partes e materiais que são utilizados na construção dela. Isso inclui a fundação, as vigas, o concreto, os cabos, o aço ou qualquer outra coisa que compõe as partes da ponte. Chama-se carga morta porque ela não se move. Ela pode respirar conforme a estação do ano ou oscilar com o vento, mas esses movimentos são praticamente imperceptíveis.

Carga viva

A carga viva é o peso em movimento que a ponte suportará, como o trânsito. Baseia-se nos padrões de tráfego, que incluem o número de carros, caminhões e outros veículos que transitarão sobre ela em determinado período de tempo. Certas variáveis, como a neve, podem ser incorporadas ao peso total vivo para obter-se uma estimativa mais precisa. O maior peso possível nas condições mais extremas também é um fator, apesar da raridade desse tipo de ocorrência.

Carga dinâmica

As cargas dinâmicas são forças externas que não podem ser mensuradas com precisão, como o vento, a vibração e um clima extremo. Esses fatores precisam ser considerados na construção de uma ponte para que um espaço "para respirar" seja incluído na estrutura. Esse espaço permite que a ponte se mova ou se ajuste às cargas dinâmicas sem desmoronar ou sofrer uma alteração permanente. Por mais sólida que pareça, a ponte ainda tem a capacidade de oscilar na presença de um vento forte.

Outras cargas

Ao construir uma ponte, existem outros tipos de cargas que precisam ser consideradas e que são específicas do terreno em que a fundação será feita. Fatores ambientais e padrões climáticos também são levados em conta no cálculo das necessidades referentes à carga. A expectativa de carga de uma ponte determinará o melhor desenho em termos de resistência e também para garantir sua longevidade, seja no caso de uma ponte que se estenderá sobre grandes corpos de água ou entre cumes de montanhas íngremes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article