Especificações de alinhamento de rodas da BMW

Escrito por joann joubert | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações de alinhamento de rodas da BMW
O alinhamento das rodas BMW requer o entendimento do sistema (custom tire treads image by TheSupe87 from Fotolia.com)

O alinhamento de roda em qualquer veículo BMW requer um entendimento do Sistema de Diagnóstico de Cinemática (KDS), que é um sistema avançado que mantém os padrões BMW de manuseio, velocidade, precisão e desempenho. As especificações exigidas para o alinhamento adequado das rodas têm muito a ver com as medidas de cambagem e rodízio, juntamente com a convergência. Sabendo dessas especificações para sua BMW, será muito mais fácil trabalhar com o sistema e alinhar seus pneus.

Outras pessoas estão lendo

Definições importantes

Primeiro, você deve entender a definição de convergência, cambagem e rodízio. Quando vista de cima do veículo, a convergência é simplesmente o ângulo da roda em relação à BMW. A maioria das traseiras dos veículos têm uma "convergência para dentro", que melhora a estabilidade de direção conforme as rodas estão sintonizadas, ligeiramente, em direção a cada uma delas. Reciprocamente, a "convergência para fora" equivale a uma virada durante a condução. Além de saber a definição de convergência, você deve também entender duas medidas existentes que são muito importantes para compreender as especificações de alinhamento de rodas da BMW. São a cambagem e o rodízio.

A cambagem nada mais é do que uma inclinação para dentro ou para fora do pneu, que é medida em ângulos. Naturalmente que é medida a partir da parte dianteira do veículo. Ter uma cambagem negativa significa que a parte superior do pneu se inclina para dentro. Reciprocamente, uma cambagem positiva equivale ao pneu inclinado para fora. Cambagem zero significa que o pneu está em linha reta. Uma cambagem positiva resulta na redução dos esforços de direção e melhora da estabilidade da BMW em alta velocidade, enquanto a cambagem negativa resultaria em uma melhora do manejo e estabilidade em velocidade baixa.

O rodízio é compreendido a partir da lateral do veículo, sendo a posição da roda em relação ao suporte central. A fim de ter um rodízio positivo, o topo da estrutura deve estar atrás do centro da roda. Essa é a situação da maioria dos veículos, incluindo a BMW. Os resultados altos de rodízio têm maior estabilidade em linha reta. Reciprocamente, um ângulo baixo de rodízio resulta em uma redução dos efeitos de condução e uma melhora nas curvas.

Especificações da cambagem, do rodízio e da convergência

Para os pneus dianteiros, seria adequado ter uma cambagem de -1.1º com um rodízio correspondente de 5.1º. A convergência é 0,66 mm com a marcação de 0º04'. Outra série que funciona para a BMW é ter uma cambagem de -0,4º com o rodízio de 6,1º. A convergência deve ser de 2.3 mm e 0º17'.

Especificação da cambagem e da convergência

Para os pneus traseiros, você deve ter uma cambagem de -2,3º com uma convergência de 1,1 mm e 0º08'. Você pode ter também uma cambagem de -1,8º com uma convergência de 2,3 mm e 0º17'.

Pressão da cambagem, do rodízio e da convergência

A pressão usada no alinhamento de todos os pneus é diferente entre as rodas dianteiras e traseiras. Deve ser o mais próximo possível de zero. Para o composto da BMW, você deve ter uma cambagem e um rodízio de -0,5º, com uma convergência de 1,3 mm. É aceitável também ter uma convergência de 4.6 mm, mas certifique-se de que a cambagem e o rodízio são -0,5º.

Para o composto traseiro, você deve ter uma cambagem de -0,3º. A medida do rodízio é irrelevante. A convergência, no entanto, deve ser 2.1 mm e 0º06' ou 4.7 mm e 0º06', para estar dentro do intervalo de precisão.

Opções de medição

A fim de assegurar que o seu alinhamento de rodas seja feito adequadamente, as especificações de precisão de medição e de série são vitais. Assim, tome nota que os detalhes de precisão de medidas só são aplicáveis quando medem com precisão a rotação das rodas e deslizamentos das placas, juntamente com os engates de ação rápida da BMW. Também esteja ciente de que "EF" significa eixo frontal, assim como "ET" significa eixo traseiro.

Assim, para a convergência total da roda (EF e ET), você precisa medir com precisão ± 2' com a medida de série de ± 2º. Isso resulta em uma medida total de série de ± 18º. Para a convergência simples da roda (EF e ET), a medida de precisão é ± 2' e a medida de série é ± 2º, com o total de série equivalente a ±9º. Para a cambagem (EF e ET), a medida de precisão é ± 1' e a medida de série é ± 2º, com a total da medida de série sendo ± 10º. O deslocamento da roda para o eixo dianteiro suporta a medida de precisão de ± 2' e uma medida de série de ± 2º, com o total da medida de série de 9º. O eixo rígido geométrico tem uma medida de precisão de ± 2' e uma medida de série de ± 2º. A medida total da série é ± 9º. Para o rodízio, você necessita de uma medida de precisão de ± 4' e uma medida de série de ± 18º. A medida total da série do rodízio é ± 22º. Para a inclinação do pino mestre, a medida de precisão necessária é ± 4', com uma medida de série de ± 18º. A medida total de série é ± 22º. O ângulo de convergência diferencial necessita de uma medida de precisão de ± 4' e uma medida de série de ± 20º. A medida total de série é ± 20º. O ângulo máximo de direção para o eixo dianteiro deve ter uma medida de precisão de ± 4' e uma medida de série de ± 60º, resultando em uma medida total de série de ± 300º. Por outro lado, no ângulo máximo de direção para o eixo traseiro, é necessária uma medida de precisão de ± 4', com uma medida de série de ± 9º. Além disso, a medida total de série deve ser ± 9º. Finalmente, para a série correta do rodízio, é necessária uma medida de precisão de ± 4', ao longo da medida de série de ± 7º e a série medindo o total de ± 10º.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível