Mais
×

Quando trocar a bateria de um celular

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Apesar de baterias para telefones celulares serem recarregáveis, precisam ser substituídas depois de algum tempo, como qualquer outra bateria. Dependendo da frequência que você utiliza o telefone e se utiliza aplicativos pesados, esse tempo pode ser de 2 anos ou de 6 meses. Entretanto, existem muitas coisas que se deve prestar atenção para saber quando trocá-la.

Saiba quando trocar a sua bateria

Vida útil pela metade

É normal a vida útil de uma bateria diminuir a uma determinada taxa, mas quando chega ao ponto de durar somente metade do tempo que costumava, talvez seja a hora de trocá-la. Infelizmente, uma vez que a bateria carregue pela metade, é possível notar que descarrega mais rapidamente do que antes, e é melhor substituí-la para não ficar na mão.

Demora mais tempo para carregar

Se antigamente seu celular demorava apenas algumas horas para carregar completamente, mas agora demora a noite toda, é outro sinal de que está na hora de trocar a bateria. As baterias de celular funcionam utilizando muitas células e depois de um tempo o "efeito memória" pode acontecer. Esse efeito ocorre quando a bateria só utiliza células que foram descarregadas e carregadas regularmente, o que leva à inutilização de muitas delas. Isso significa que as que sobraram terão que trabalhar mais, aumentando assim o tempo de recarga.

Bateria deformada

Uma maneira definitiva de saber quando a bateria precisa ser trocada é averiguar se seu formato mudou. Uma bateria em bom estado terá todos os lados planos. Já as muito usadas tendem a ter o lado interno e externo inchados. Quando isso acontece, é importante trocá-la o mais rápido possível, pois uma bateria nessas condições pode romper e danificar permanentemente seu celular ou machucar quem o utiliza.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article