Saúde

Como trocar pacientes de Alzheimer acamados

Escrito por kelly smith | Traduzido por lara scheffer
Como trocar pacientes de Alzheimer acamados

Pacientes de Alzheimer acamados dependem de cuidadores para realizar tarefas diárias, como trocar de roupa

Indeed/Photodisc/Getty Images

Pacientes acamados dependem de outras pessoas para executar atividades diárias, como trocar de roupa, e precisam ser tratados com cuidados especiais para preservar sua saúde, conforto e dignidade. Pacientes com Alzheimer, um tipo de demência, exige esse mesmo nível de cuidados e respeito. Quando estiver vestindo um paciente de Alzheimer acamado, uma postura de paciência e reafirmação é necessária porque ele pode ficar confuso, assustado ou resistente. Se ele for incapaz de participar do ato de se vestir, a assistência de uma segunda pessoa pode ser necessária para evitar lesões nele mesmo ou nos cuidadores.

Nível de Dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Roupas
  • Roupas íntimas/fraldas geriátricas
  • Meias
  • Luvas descartáveis (opcional)

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Junte todas as roupas necessárias e coloque-as em um local fácil e acessível antes de despir o paciente. Arrume os itens na ordem em que eles serão colocados. Por exemplo: roupas íntimas e fraldas geriátricas vão primeiro, sendo colocadas no topo da pilha, seguidas das calças, camiseta de baixo ou sutiã, camiseta e meias.

  2. 2

    Garanta a privacidade do paciente fechando as cortinas e portas.

  3. 3

    Se necessário, coloque luvas descartáveis.

  4. 4

    Ajuste a altura da cama no nível da sua cintura para evitar se curvar desnecessariamente. Isso reduzirá a tensão nas costas e melhorará o equilíbrio.

  5. 5

    Abaixe a grade do lado da cama onde você está, certificando-se de deixar o outro lado levantado para a segurança do paciente.

  6. 6

    Levante a parte de cima da cama para deixar o paciente em uma posição sentada, se isso não for contraindicado para a condição dele.

  7. 7

    Remova a parte inferior das roupas do paciente, incluindo calças e roupas íntimas. Solte botões, fechos ou zíperes da parte da frente. Ajude-o a levantar os quadris (uma segunda pessoa pode ser necessária para isso). Se o paciente for capaz, peça para que dobre os joelhos e empurre com os calcanhares para erguer o quadril, e uma segunda cuidadora pode ajudá-lo a mantê-los levantados. Remova as calças e roupas íntimas, puxando pelo cós e deslizando o tecido até os joelhos. Ajude o paciente a abaixar os quadris. Desdobre seus joelhos e deslize as roupas pelas pernas. Retire os pés dele da calça, um de cada vez. Se o paciente tiver um lado mais fraco devido a um derrame, por exemplo, sempre retire as roupas daquele lado por último.

  8. 8

    Solte as abas adesivas das fraldas geriátricas. Ajude o paciente a rolar para um lado. Ficando no meio da lateral da cama, coloque as mãos em suas costas e guie-o para rolar. Não o levante. Fique com as costas retas e os joelhos flexionados enquanto ajuda o paciente. Se ele não for capaz de rolar para o lado, um "puxador" (lençol dobrado a um quarto de seu comprimento) deve ser colocado por baixo das costas dele. Levante o seu lado do lençol para rolar o paciente delicadamente (uma segunda pessoa deve estar do lado oposto para segurá-lo). Encoraje-o a segurar na grade da cama, se ele for capaz. Remova a fralda usada e jogue-a fora. Coloque uma nova por baixo das costas do paciente. Ajude-o a rolar de volta para a posição normal, a dobrar os joelhos e afastar as pernas. Levante a parte da frente da fralda entre as pernas do paciente e feche as abas adesivas.

  9. 9

    Vista as roupas íntimas e calças limpas no paciente colocando um pé de cada vez nas aberturas. Enrole as pernas das calças para que seja mais fácil e rápido passar os pés pelas aberturas. Flexione os joelhos dele e deslize o tecido por eles. Ajude-o a levantar os quadris e puxe a peça de roupa até a cintura. Feche os botões, fechos ou zíperes.

  10. 10

    Remova as roupas superiores do paciente (camisetas, camisetas de baixo, sutiã). Solte botões ou fechos da frente. Levante a cabeça e os ombros delicadamente e segure-os com um braço (um segundo cuidador pode ser necessário para isso). Retire os braços do paciente das mangas, puxando o tecido para baixo gentilmente. Repita o processo do outro lado.

  11. 11

    Continue a segurar a cabeça e ombros do paciente enquanto o veste com as roupas limpas. Coloque o braço mais fraco nas mangas primeiro. Passe o tecido pelas costas dele e coloque o outro braço na manga. Se a peça passa pela cabeça do paciente, coloque os dois braços nas mangas e depois puxe-a gentilmente para baixo, passando a cabeça pela abertura. Deite o paciente no colchão e feche os botões.

  12. 12

    Retire as meias do paciente puxando gentilmente pelo topo de uma delas e puxando o tecido para baixo. Repita com a outra meia.

  13. 13

    Vire a meia limpa do avesso. Coloque-a nos dedos do paciente e puxe-a para cima. Repita com a outra meia. Escolher meias mais curtas facilita o processo. Se os pés do paciente costumam inchar, pode ser necessário usar uma peça maior para reduzir o desconforto. Se a meia tem costuras, vire-as do avesso para evitar machucados devido à pressão.

  14. 14

    Posicione o paciente confortavelmente na cama e atenda a quaisquer outras necessidades antes de sair do quarto.

  15. 15

    Retire as luvas e jogue-as fora.

Dicas & Advertências

  • Estabeleça uma rotina de banho e troca de roupa da pessoa no mesmo horário, todos os dias. Escolha um momento em que o paciente geralmente está calmo e bem disposto, para que a experiência seja menos confusa ou assustadora.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media