Truques de vídeo de Hollywood com o Chroma key 3D

Escrito por rianne hill soriano Google | Traduzido por tiele machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Truques de vídeo de Hollywood com o Chroma key 3D
Muitos filmes de Hollywood usam o chroma key para os efeitos especiais (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

A composição "chroma key" é uma técnica de produção onde dois ou mais elementos visuais diferentes são combinados com o auxílio de determinada cor. Após a produção, essa cor, geralmente verde ou azul, é substituída por outros elementos visuais que não estavam lá na filmagem original. Geralmente são efeitos especiais em 3D, como explosões ou um cenário diferente.

Outras pessoas estão lendo

Pintura fosca

A filmagem chroma é largamente utilizada em Hollywood para criar truques de vídeo em chroma 3D. Esse tipo de filmagem geralmente precisa utilizar um fundo de cor azul ou verde; então, esse fundo é excluído depois da filmagem e substituído com os efeitos especiais e outros elementos de fundo que a cena precisa. Esses efeitos fazem com que cenas não-comuns sejam perfeitamente reais nos filmes. Quando combinadas com cenas de ação reais, as imagens que substituem o fundo chroma podem parecer fotorrealistas, surreais ou mágicas, dependendo da história. As imagens devem ser essencialmente de uma perspectiva tridimensional para combinar com a aparência real dos atores, cenários e adereços. O fundo funciona como uma pintura fosca, que permite que duas ou mais imagens se combinem em determinada cena para formar um único quadro. Por exemplo, para colocar um cenário atrás de personagens astronautas, a pintura fosca seria uma expansão do espaço.

Fotografia de controle de movimento

A fotografia de controle de movimento é um truque de vídeo que necessita de movimentos de câmera muito precisos e cria cenas e efeitos específicos que são impossíveis de fazer com técnicas de filmagem comuns. O processo envolve a filmagem do ator com o fundo chroma; então a câmera de controle de movimento filma fundos diferentes para a cena, que devem parecer uma cena contínua, pois de outra maneira seria impossível a filmagem na mesma cena. Usando a técnica do controle de movimento, cenas separadas podem parecer únicas, como se fossem filmadas em uma única cena; por exemplo, se for necessário filmar um castelo em 360°. Mas, filmar continuamente iria revelar o outro lado da cena, atrás da câmera - cheio de equipamentos de iluminação e membros da equipe. A câmera de controle de movimento é imobilizada na posição, a produção arruma todo o necessário para completar a cena, então a câmera filma o que resta para completar os 360°. A parte do ator caminhando ao redor do castelo é adicionada mais tarde, durante a pós-produção.

Remoção dos cabos

Às vezes, um ator precisa fazer acrobacias para um filme que são impossíveis na vida real. Para cenas de voos e saltos que claramente desafiam a gravidade, os atores geralmente usam cintos e cabos para a cena. Depois de filmadas as cenas de ação com o fundo chroma, os cabos e cintos são convenientemente apagados das cenas com programas de efeitos especiais. Assim é criada a ilusão do voo e acrobacias extraordinárias para o filme. Depois de apagados os elementos desnecessários, o fundo 3D é adicionado na cena.

Cenários virtuais e efeitos em tempo real

Quando são filmadas cenas desafiadoras, que exigem muitas imagens fotorrealistas que os atores não chegam a ver durante a cena, a técnica mais utilizada nas notícias e programas de entrevistas na TV envolve a exibição das imagens substituídas do fundo chroma em tempo real, como nos mapas da previsão do tempo, ou no cenário virtual, que é utilizado durante a filmagem. Depois que o ator termina a cena inicial, ele pode visualizar em um monitor um exemplo da cena com os efeitos especiais, frequentemente chamada de "prévia". Isso permite ao ator uma melhor visualização da cena para que ele possa gravar novamente com emoções mais apropriadas, e uma melhor perspectiva do cenário e adereços, além de uma visão mais precisa para olhar para elementos virtuais. Ainda que o material da prévia não seja final, a tecnologia atual já permite uma visualização bem próxima ao material final.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível