Tutoriais de rastreamento de movimento no After Effects

Escrito por brent watkins | Traduzido por vinícius albuquerque
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutoriais de rastreamento de movimento no After Effects
After Effects (laptop image by charles taylor from Fotolia.com)

Adobe After Effects é uma poderosa ferramenta de criação de efeitos, usada por amadores e profissionais, assim como todos que desejam efeitos digitais modernos que empreguem composição de imagem e animação. Uma ferramenta importante deste software é o módulo After Effects Tracker. Este componente tem duas aplicações distintas: criar um efeito em que um objeto segue o outro e estabilizar tomadas tremidas de uma câmera de mão.

Outras pessoas estão lendo

Aplicações do rastreamento

Criar um efeito em que um objeto segue outro tem muita utilidade no ambiente de produção de vídeo. Por exemplo: um carro passa através da tela do vídeo. Você iria gostar de criar uma transição usando outro pedaço de vídeo para deslizar exatamente como o carro. Talvez você queira recriar um efeito de sabre de luz como visto nos filmes Guerra nas Estrelas. Neste caso, a base do sabre de luz é um objeto real. A luz brilhante que emana da base do sabre de luz é um efeito acrescentado depois. Em qualquer um dos casos, o rastreamento é usado para ligar um objeto a outro, literalmente "rastreando" o movimento, utilizando o vídeo como base.

Configure sua composição

Comece criando uma nova composição, usando a configuração padrão do After Effects. Depois de criar a composição, você precisará de duas camadas distintas. Uma camada deve ser qualquer vídeo de base. O vídeo mais adequado para isso é o que inclui um objeto distinto em movimento. Pode ser uma pessoa movimentando suas mãos, ou uma "varinha mágica". Importe seu vídeo. Agora crie uma segunda camada que consiste em um objeto sólido. Use a ferramenta Elipse para criar um pequeno círculo vermelho que será uma representação simples de uma bola vermelha.

Crie o efeito

Escolha qual parte do video original você quer que a "bola" (a camada de objeto sólido) siga, e desenhe o círculo vermelho no local usando a ferramenta Elipse. O After Effects possui uma área de trabalho predefinida, projetada para organizar sua tela para trabalhar apenas com o módulo Tracker. Utilizando esta área de trabalho, você pode facilmente encontrar a aba Tracker no lado direito da tela.

Com a camada do vídeo original selecionada, clique em "Track Motion", na aba Tracker. Agora um par de caixas aparece na janela onde vemos o vídeo. Arraste o ponto de rastreamento até a extremidade da região do vídeo que define o ponto que você deseja seguir. Note que o ponto de rastreamento se transforma em uma ferramenta de ampliação que lhee ajuda a encontrar o lugar exato da transição dos pixels, do objeto que você está seguindo até o fundo do vídeo.

Clique em "Play" no menu da ferramenta Tracker para analizar o movimento do video original. Note como o After Effects cria pontos-chave para combinar perfeitamente com o movimento no vídeo. Clique em "Apply" e então reproduza a composição. Com a camada de forma como alvo, a bola que você criou deverá agora se mover precisamente junta ao vídeo original.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível