Tutorial de Flash 8 para animações em loop com efeito fade

Escrito por sue smith Google | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial de Flash 8 para animações em loop com efeito fade
As animações Flash podem criar efeitos interativos (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

O Flash 8 permite que desenvolvedores criem animações em loop com efeitos "fade in" e "fade out" (desaparecer e aparecer gradualmente) em objetos. Para fazer isso, crie um símbolo de imagem e depois um símbolo de clipe de filme no qual queira implementar o efeito de fade. Tal efeito envolve a criação de quadros-chave na linha de tempo do Flash, assim como usar o efeito "tween" (interpolação) para fazer o fade acontecer gradualmente. Depois, você posiciona o clipe na linha de tempo principal de sua animação, a qual estará em loop contínuo.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Crie o símbolo de imagem que você deseja aplicar o efeito fade. Caso não tenha a imagem, crie uma utilizando as ferramentas de desenho no painel à esquerda do programa. Assim que tiver a imagem desenhada na área central, converta-a para um símbolo gráfico ao selecioná-la, pressionando "F8" ou escolhendo "Convert to Symbol" (Converter para símbolo) no menu "Modify" (Modificar). Digite um nome para o símbolo, escolha "Graphic" (Gráfico) como o tipo e clique no botão "OK".

  2. 2

    Transforme seu símbolo gráfico em um clipe de filme. Com seu símbolo selecionado, pressione "F8" ou escolha "Convert to Symbol" (Converter para símbolo) no menu "Modify" (Modificar). Selecione "Movie clip" (Clipe de filme) como tipo, digite um nome para o clip e então clique no botão "OK". Dê um duplo clique no símbolo para editá-lo. Agora você está dentro do símbolo com sua própria linha de tempo apresentada a você e o símbolo gráfico no local de trabalho.

  3. 3

    Altere a visibilidade do seu símbolo. Selecione o símbolo gráfico e altere seu valor alfa para zero, selecionando "Alpha" da lista suspensa na seção "Color" (Cores) do painel de propriedades na parte inferior da janela. Caso o painel não esteja visível, abra-o escolhendo "Properties" (Propriedades), do menu "Window" (Janela), e depois "Properties" (Propriedades) novamente no próximo menu. Configure o valor alfa de transparência para zero usando o controle próximo à seção "Color" (Cores). Faça um quadro-chave no quadro 20 da animação clicando no quadro 20 na linha de tempo e pressionando "F6" ou escolhendo "Modify" (Modificar), "Timeline" (Linha de tempo), "Convert to Keyframes" (Converter para quadros-chave).

  4. 4

    Inclua um quadro-chave no meio da linha de tempo do clipe de filme. Clique no quadro 10 e converta-o para um quadro-chave utilizando "F6" ou através do menu "Modify" (Modificar). Enquanto está no quadro 10, selecione o símbolo gráfico no local de trabalho e altere sua transparência para 100 por cento utilizando a seção "Color" (Cores), através do painel "Properties" (Propriedades) novamente. Inclua um movimento "tween" ao selecionar toda a camada da linha de tempo, que pode ser feito clicando na seção "Layer 1" (Camada 1) na esquerda da área da linha de tempo. Com a camada selecionada, selecione "Motion" (Movimento) a partir da lista suspensa "Tween" no painel "Properties" (Propriedades).

  5. 5

    Volte até a linha de tempo principal da animação clicando no botão de voltar localizado no topo da área da linha de tempo. Com o clipe de filme no local de trabalho, seu efeito fade irá ser executado em loop automaticamente. Exporte sua animação escolhendo "Control" (Controle) e "Test Movie" (Testar animação) para verificar a execução. Para iniciar e parar o clipe de filme através de código ActionScript, dê um nome para a instância clipe de filme na painel "Properties" (Propriedades), como "efeitofade" ou outro nome que desejar. O código a seguir demonstra como iniciar e parar o clip:

    efeitofade.stop(); efeitofade.play();

Dicas & Advertências

  • Você pode modificar a duração do efeito fade adicionando ou removendo quadros na linha de tempo do clipe de filme.
  • Suas animações serão executadas em loop automaticamente caso não inclua o comando "stop" em seu código ActionScript.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível