Tutorial para fazer rostos de bonecas de pano usando pasteis a óleo

Escrito por tracy morris | Traduzido por eduardo chagas
Tutorial para fazer rostos de bonecas de pano usando pasteis a óleo
Crie bonecas com feições realistiscas (Antoine Antoniol/Getty Images News/Getty Images)

Existem muitas maneiras de se criar as feições para uma boneca de pano, de botões a miçangas. Para rostos realísticos pintados, como aqueles encontrados em bonecas retratos, alguns fabricantes usam tintas a óleo. Pasteis a óleo permitem fazer um rosto realista que inclui feições sombreadas.

Boneca panqueca

Iniciantes devem começar com bonecas estilo panqueca, que tem um rosto plano. Com esse tipo de boneca, pinte o rosto no tecido usando um bastidor para manter o tecido esticado. Quando o rosto da boneca estiver seco, costure-o. Fabricantes de bonecas mais avançados podem pintar o rosto diretamente na boneca.

Preparação

Comece ao endurecer o tecido usando uma mistura de pasta de modelar e gel. Proteja o corpo da boneca, e depois pinte o rosto com a mistura endurecedora. Espalhe uniformemente e garanta que a pasta excessiva seja tirado das rachaduras. Permita que a mistura seque, e depois aplique uma segunda camada. Lixe qualquer pincelada depois que a segunda camada secar. Cubra com uma camada de pasta modelante de gesso.

Pintando

Comece com uma camada base de cor de pele. Você pode misturar tons de pele para que sejam mais escuros, mais claros ou de tons variantes. Separe o resto dessa tinta para cobrir erros ou para misturar para cores mais escuras para o sombreamento. Uma vez que a tinta tenha secado, esboce o rosto da boneca com uma mistura de tinta cor de pele e marrom.

Para pintar o rosto, comece com cores mais escuras e vá para os tons mais claros depois, fazendo um efeito de "desvanecimento". Comece com as sombras, incluindo as cores das bochechas e lábios. Pinte os olhos e pupilas, seguidos dos cílios e sobrancelhas.

Acabando

Uma vez que as tintas a óleo tenham secado, sele o rosto da boneca com selante em spray. Ao invés de espirrar uma camada pesada, use duas camadas leves de selante. Uma alternativa a selante é usar verniz. Aplique o verniz cuidadosamente, usando pinceladas leves e uniformes. Para deixar sua boneca parecendo mais antiga, aplique mancha de madeira de marrom médio, e limpe quaisquer áreas que você quer que a mancha não cubra. Você também pode adicionar um visual envelhecido ao passar o verniz levemente com palha de aço.