Tutorial de texto 3D no Maya

Escrito por larry simmons | Traduzido por felipe oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Tutorial de texto 3D no Maya
Maya 8

O Autodesk Maya é um programa de modelagem 3-D e animação que pode criar facilmente efeitos e textos em 3-D. Maya vem sendo amplamente usado para desenvolver textos para logotipos, filmes e jogos. Usá-lo na criação de textos em 3-D e na adição de efeitos é um processo tão fácil de aprender quanto de desenvolver, conforme você for lidando com técnicas mais avançadas.

Outras pessoas estão lendo

Criando o texto

Abra o programa e comece criando um novo projeto. Use a página em branco para adicionar seu texto através do menu "Create" (criar) e a opção "Text" (texto). Escolha a guia ao lado de "Text Selection" no menu inferior ou você iniciará com a configuração padrão de fontes e opções. Será aberta a janela "Text Curves Options" na qual você poderá escolher as opções de texto de acordo com a versão do Maya que esteja em uso: fonte e método da criação de texto (curves, trim, polygons ou bevel). Escolha "Bevel" para ter acesso às configurações avançadas presentes do Maya 8 e deixar o texto com um aspecto mais suave.

Através da opção "Window" escolha a largura e profundidade do seu texto 3-D e o estilo de bevel usado. Você pode escolher um estilo bevel externo ou interno do tipo bordas convexas ou cantos retos para as letras; essas opções apenas permitem que você escolha um estilo que deixe a fonte assumir um visual 3-D. Após escolher suas preferências, clique em "Create" e seu texto aparecerá na página em branco.

O texto criado já estará no formato 3-D. Cada caractere é um item solto, que pode ser movido ou alterado sem afetar o todo.

Editando o texto

Uma vez criado, você poderá clicar no texto 3-D para acessar a um submenu com opções de formatação. As superfícies podem ser modificadas manualmente, dando-lhe acesso a uma série de vértices com pontos móveis ou polígonos alteráveis. Mudando a superfície do texto, será possível manipulá-lo como qualquer outro objeto criado, o que é muito útil quando a fonte escolhida possui detalhes antiestéticos quando transformada em 3-D.

Textura e efeitos

Já que o texto criado no Maya é um objeto 3-D, é possível adicionar texturas e efeitos aplicáveis a qualquer outro item criado pelo programa. Você pode realizar formatações avançadas como efeitos de fluido, pano ou pelo. É possível também acionar a opção "Maya Particles" (Partículas Maya, em tradução livre), fazendo com que o texto emule substâncias complexas como nuvens, fumaça ou poeira. Estando o texto no formato de objeto, este fica sujeito a tudo o que possa ser aplicado em objetos 3D.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível