Mais
×

Como saber quem está usando o seu Wi-Fi

Você já reparou que a internet wireless tende a ficar mais lenta quando a maioria das pessoas volta para casa após o trabalho? Talvez a conexão fique mais lenta quando as crianças entram em férias escolares. Pode ser que alguns dos vizinhos estejam usando o seu wireless. Se a internet sem fio não tem uma senha de proteção, você tem sido um alvo fácil para fornecer Wi-Fi gratuito para o bairro.

Instruções

Como saber se alguém está usando o seu Wi-Fi (Getty Images)
  1. Ligue todos os computadores da casa que estão conectados à rede. Ligue o roteador de internet.

  2. Localize o endereço de IP do computador que está conectado à rede sem fio. Para fazer isso, abra o prompt de comando. No prompt, digite "ipconfig" e pressione "Enter". Se tem mais de um computador conectado à rede sem fio, você precisa realizar esse processo com todos os computadores para obter os endereços IP a partir do prompt de comando.

  3. Anote os endereços IP que estão associados aos computadores. Abra o navegador padrão de internet.

  4. Digite o endereço de IP do roteador no navegador de internet. O endereço de IP padrão da maioria dos roteadores é 192.168.1.1. No entanto, seu roteador pode ter um endereço diferente. Depois de digitar o endereço de IP, pressione a tecla "Enter". Isso o levará para a página de configuração do roteador.

  5. Clique na opção para visualizar "arquivos de log". Uma vez que você abrir os arquivos de log, poderá ver todos os endereços de IP dos computadores que acessaram a sua rede wireless. Para descobrir se outros computadores acessaram a internet, você terá que usar o processo de eliminação. Basta procurar por endereços IP que correspondam aos computadores de sua casa ou escritório. Se vir um endereço IP listado que não pertença a nenhum dos seus computadores, terá identificado um computador que tem usado sua internet sem fio sem permissão.

Dicas

  • Mude para a opção de uma conexão criptografada; esta requer uma senha de acesso, e assim você reduzirá o número de intrusos acessando a rede wireless.

Aviso

  • Usar uma senha reduz o número de intrusos. No entanto, não impede que um hacker invada o seu computador através da rede sem fio.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article