×
Loading ...

Usos da resina de pinho

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você já segurou um tronco de pinheiro fresco tirado da floresta, pode ter acabado com uma substância incômoda e grudenta nas mãos — essa substância é a resina de pinheiro e faz com que o trabalho de transportar os troncos de um pinheiro seja sujo, grudando em sua pele, cabelo e roupas. No entanto, a resina também é uma substância muito utilitária e pode ser usada para tudo, desde acender fogueiras até primeiros socorros.

A resina de pinheiro é transpirada das árvores como um suor grudento (pine-tree image by Maxim Prikhodko from Fotolia.com)

Começar fogueiras

Um dos usos mais comuns da resina de pinheiro é para acender fogueiras. Os pinheiros de uma floresta são tudo o que um entusiasta experiente do ar livre precisa para começar uma fogueira. Se você encontrar um pinheiro onde a resina esteja vazando e esteja amarelada, aí estará a forma mais inflamável da substância e a melhor chance de construir uma ótima fogueira rapidamente. Por mais que retirar a casca da árvore seja um dos métodos de coletar a resina, isso também pode danificar a planta e, por essa razão, se houver árvores caídas na floresta ainda com resina, use-as como sua primeira opção.

Loading...

Fechar e curar feridas

A resina de pinheiro é um ótimo item de primeiros socorros se você estiver na floresta e se cortar. Ao se espalhar a substância sobre a ferida, ela age como um adesivo de pele, fechando o corte e interrompendo o sangramento. Desde que ela esteja limpa — sem partículas de sujeira — você pode deixá-la na pele. A resina tem um composto químico que evita que os micro-organismos infectem o pinheiro e funciona da mesma forma na pele. Com o tempo, ela simplesmente se descascará, deixando um corte fechado que melhorará com o tempo.

Incenso

A resina do pinheiro possui um aroma forte e sua habilidade de queimar devagar a torna um incenso natural. Ela pode ser usada em conjunto com as folhas da árvore, que possuem forma de agulhas, ou você pode esmagá-la depois de seca e adicioná-la a um incenso já existente. A resina, quando usada dessa maneira, dará ao ar um perfume aromático e amadeirado.

Cola

Pode ser mais fácil ir a uma loja e comprar um frasco de cola, mas se você estiver em necessidade e não houver uma loja por perto, pode usar a resina de pinheiro. Três ingredientes básicos compõem a cola: carvão queimado em uma fogueira, fibras de plantas secas do chão da floresta e resina de pinheiro. Use uma pedra para moer o carvão e as fibras o máximo possível. Em um recipiente resistente ao fogo, derreta a resina e misture os outros ingredientes. A receita geral é de cinco partes de resina para uma parte de carvão e de fibras.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...