Mais
×

Como utilizar um azimute para localizar uma direção

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um azimute é uma medida de ângulo de uma esfera ou objeto circular. Ele é utilizado para muitas finalidades geométricas, incluindo encontrar a área de esferas. No entanto, também é possível utilizá-lo para determinar a direção entre dois objetos. Encontrar o azimute é um processo simples e exige um conhecimento básico de geometria. Utilizá-lo para encontrar a direção é outro processo simples que qualquer pessoa com um conhecimento básico de direções de ponto de bússola deve ser capaz de dominar.

Instruções

Encontrar a direção com um azimute é um processo geométrico simples (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Coloque o centro do transferidor no primeiro objeto e incline-o de modo que a linha vertical fique perpendicular ao objeto.

  2. Encontre a localização do segundo objeto e utilize o transferidor para encontrar o ângulo através da medição do topo do transferidor de navegação e da movimentação em direção ao segundo objeto. Em seguida, encontre o ângulo no transferidor.

  3. Desenhe um círculo em um pedaço de papel e uma linha vertical e horizontal passando exatamente pelo centro dele. Escreva "norte" na interseção do topo, "leste" na interseção da direita, "sul" na parte inferior e "oeste" na esquerda.

  4. Utilize o transferidor para medir o ângulo do azimute no círculo, utilizando o norte como ponto de partida. Desenhe um pequeno ponto no círculo.

  5. Utilize o mapa direcional circular desenhado para encontrar a direção. Por exemplo, se o ângulo é de 265, o ponto estará no círculo abaixo do oeste, mas acima do sul, tornando isso o sudoeste.

O que você precisa

  • Transferidor de navegação
  • Régua
  • Papel
  • Lápis
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article