Tecnologia

Como utilizar a função "countif" em VBA para Excel

Escrito por darrin koltow | Traduzido por josé fabián
Como utilizar a função "countif" em VBA para Excel

Use funções de Excel para contar automaticamente registros que satisfaçam alguma condição

Creatas/Creatas/Getty Images

Se tiver um conjunto de dados e quiser contar apenas alguns dos registros, aprenda a usar a função "countif" do VBA para Excel. É possível extrair os registros úteis manualmente, mas isso é um processo demorado e existe o risco de corromper os dados pressionando uma tecla errada durante a extração. O VBA não possui esses problemas e permite chamar à função "countif" com apenas uma sentença.

Inserindo a função

Você pode começar a usar a função "countif" em VBA sem conhecer a sintaxe da linguagem ou como usar os objetos virtuais. Grave uma macro na célula onde quiser inserir a função "countif", clique em uma outra célula e reproduza a macro. O VBA para Excel inserirá a função. Enquanto grava a macro, você pode digitar a "countif" em uma célula diretamente, se conhecer os argumentos que devem ser especificados. Se não tiver certeza dos argumentos, use o assistente, clicando o botão "Fx", à esquerda da caixa de fórmulas, na parte central da grade da planilha. O Excel mostrará uma lista de funções que você pode digitar na célula atual. Clique duas vezes na função "countif" dessa lista para que o Excel peça os argumentos.

Primeiro argumento

O primeiro argumento de "countif" especifica o intervalo de células onde estão os valores que você quer contar. Por exemplo, pode-se digitar: "ActiveCell.FormulaR1C1 = '=Countif(R[1]C[1]:R[4]C[1],''>0'')". Isso fará com que o Excel conte os números negativos das primeiras quatro linhas, começando pela célula que está uma posição à direita e uma abaixo da atualmente selecionada. Você pode ver mais facilmente o que a função está contando se usar um nome de intervalo, em vez de um endereço de célula como o mostrado. Por exemplo, selecione as células "A1" a "A4", digite "SalesFigures" na caixa de "Nome de intervalo" (à esquerda da barra de fórmulas). No ambiente de desenvolvimento de VBA, digite a seguinte sentença: ActiveCell.FormulaR1C1 = "=COUNTIF(SalesFigures,'>0')" Essa aplicação da função "countif" mostra de forma imediata que a função conta figuras de vendas.

Segundo argumento

O segundo argumento da função é o critério que os dados no intervalo do primeiro argumento devem satisfazer para que sejam contados. Na sentença ActiveCell.FormulaR1C1 = "=COUNTIF(SalesFigures,'>0')", a função contará apenas aquelas células cujos números forem negativos. Você não está limitado a usar apenas critérios numéricos para o segundo argumento. Se o intervalo especificado contiver texto, pode-se usar critérios como "='cat'", para contar apenas as células que contenham essa palavra.

Aplicações

Considere o caso de possuir uma loja de obras de arte e precisar contar apenas seus produtos mais caros. Para fazê-lo com "countif", use o segundo argumento da função para especificar o preço mínimo que um produto deve ter para ser considerado. Por exemplo, "ActiveCell.FormulaR1C1 =Countif (Intervalo, '>1.98')" contará apenas aqueles elementos cujo preço seja superior a R$ 1,98.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media