Mais
×

Como utilizar um OB

O absorvente interno é um grande aliado feminino durante o período da menstruação. Também chamado de OB, o absorvente íntimo ainda é um item repleto de dúvidas e controvérsias. O OB fica totalmente dentro da vagina, o que permite certa liberdade de movimentos sem preocupações com o vazamento. Assim, é possível ir a ambientes como praia e clubes sem ter a preocupação de vazamento do fluxo menstrual. Dependendo do fluxo da mulher, é preciso trocar o absorvente a cada 4 ou 8 horas. Caso contrário, ele ficará saturado e poderá vazar. Confira as principais dicas para usar o OB.

Instruções

O OB é responsável por conter o fluxo menstrual (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
  1. O primeiro passo para utilizar o chamado OB é escolher o produto mais adequado para o seu corpo. Há no mercado uma imensa variedade de produtos, tipos e tamanhos. É importante selecionar aquele que a deixará mais confortável.

  2. Os absorventes comerciais já vêm esterilizados. Portanto, não se esqueça de lavar bem as mãos, antes de aplicá-lo. Prefira os absorventes com aplicador, que nada mais é do que um pequeno tubo para auxiliar na hora de empurrar o OB para dentro da vagina.

  3. Ao contrário do absorvente externo, o OB deve ser inserido na vagina, para que possa absorver o fluido, antes que ele saia do corpo feminino.

  4. Sente-se no vaso sanitário, com os joelhos afastados, para que haja acesso à região onde o OB será inserido. Também é possível aplicar o absorvente de pé, com uma das pernas apoiadas em uma superfície mais alta.

  5. Em seguida, limpe com um papel higiênico o sangue que sai da vagina. Se preferir, molhe o papel higiênico, antes de passá-lo.

  6. Segure o absorvente com o polegar e o dedo do meio. A parte mais larga será aquela que será inserida na vagina.

  7. Empurre-o com delicadeza, em direção à vagina, até que seus dedos encostem no próprio corpo. Não há problema em sujar o OB e as mãos com sangue menstrual.

  8. Em seguida, pressione a parte do aplicador para cima. Isso fará com que o OB se mova para a parede do colo do útero.

  9. Com cuidado, retire o aplicador, envolva-o em um pedaço de papel higiênico e jogue-o no lixo. Não descarte o aplicador no vaso sanitário, porque há o risco de entupimento.

  10. Agora você está pronta para realizar as tarefas que desejar. Se o OB estiver desconfortável, é sinal de que ele não está bem encaixado. Nesse caso, é possível ajeitá-lo com os dedos ou trocá-lo por outro OB.

  11. Na hora de retirar o OB, puxe o cordão com delicadeza. Você deve sentir uma fricção de leve, na hora da saída do absorvente, mas não é nada dolorido. Por fim, embale o absorvente em um papel higiênico e descarte-o no lixo.

Dicas

  • Para maior eficiência, o OB pode ser acompanhado de um absorvente externo.
  • O OB não influencia em nada na hora de fazer xixi. Ele é colocado dentro da vagina, portanto não tem nenhuma conexão com a uretra, local por onde sai a urina.

Aviso

  • Ao contrário do que muitos pensam, o OB não pode se perder dentro do corpo feminino. A entrada do colo do útero é muito estreita, o que impede o absorvente de entrar no corpo.
  • Jamais utilize um OB sujo ou depois de cair no chão. E não o utilize quando não estiver menstruada.

O que você precisa

  • OB de marca, tipo e tamanho de sua preferência
  • Papel higiênico
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article