Vantagens e Desvantagens dos ciclos de vida de produtos

Escrito por robert allen | Traduzido por pedro santos
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Vantagens e Desvantagens dos ciclos de vida de produtos
Este carro já passou do final ciclo de vida do produto de seu fabricante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Nós compreender intuitivamente que os produtos estão sujeitos a um ciclo de vida - elas são lançados como inovadores e novos e eventualmente tornam-se obsoleto. Gerenciamento do ciclo de vida se aplica a comerciantes, engenheiros, pesquisadores e gestores, porque prescreve um comportamento diferente dependendo de onde o produto está em seu ciclo de vida. O paradigma tem implicações para as empresas e os consumidores, e os ciclos de vida dos produtos oferecem vantagens e desvantagens para ambas as partes.

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Entendendo o Marketing e o Desenvolvimento

De uma perspectiva de marketing e desenvolvimento de negócios, uma das mais fortes vantagens dos ciclos de vida dos produtos é que eles permitem uma compreensão abrangente de onde os produtos e marcas no portfólio de uma empresa realmente se situam. Por exemplo, se um programa de computador esta atingindo a fase de crescimento final de seu ciclo de vida, a empresa reconhece que a crescente competição levará naturalmente a diminuição dos lucros. Isto significa que os comerciantes que trabalham atualmente no produto podem ser movidos para outras tarefas, e a equipe de engenharia pode ser reduzida a um nível de manutenção, com outros engenheiros sendo transferidos para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, mais rentáveis.

Aplicabilidade baixa em certos mercados

Uma desvantagem do paradigma do ciclo de vida é o fato de não ser aplicável em todas as categorias de produtos. Por exemplo, marcas estabelecidas de alimentos e bebidas sustentam rendimentos provenientes de produtos que já estão no estágio de maturidade do seu ciclo de vida há muitos anos, mas as experiências com estes produtos de núcleo causam reações negativas por parte dos consumidores, ao invés de aumentar o consumo (como um estudo de caso, considere a "Nova Coca-Cola"). Na indústria farmacêutica, muitos medicamentos funcionam tão bem agora como faziam há 20 anos. No entanto, a expiração da marca e o pequeno aumento correspondente no consumo de genéricos forçam um ciclo de vida artificial em produtos, com a indústria desenvolvendo suas estratégias com base na rentabilidade, em vez de eficácia.

Inovação, Segurança

Para os consumidores, o ciclo de vida do produto tem implicações geralmente positivas, impulsionando a inovação, o que leva a produtos que são mais eficazes e mais seguros - produtos de limpeza que fazem o seu trabalho melhor, câmeras que tiram fotos melhores, computadores mais rápidos e assim por diante. Em programas de computador, os ciclos de vida dos produtos também aumenta a segurança - produtos ultrapassados que já foram além do final de seu ciclo de vida são mais vulneráveis a vírus ou outros males de computadores - mantendo os consumidores focados em software nos nos primeiros estágios de ou estágios de desenvolvimento do seu ciclo de vida, as empresas podem manter seus engenheiros focados em maximizar a segurança de uma pequena gama de produtos.

Obsolescência planejada

O outro lado da inovação, no entanto, é um fenômeno conhecido como "obsolescência planejada". Como o gerenciamento de ciclo de vida de forma eficaz exige que os produtos sejam substituídos por novos, as empresas criam a fase terminal do ciclo de vida artificialmente. Por exemplo, um fabricante de widget pode lançar um produto para ser o novo modelo do ano, cuja plugues são incompatíveis com widgets do ano anterior, ou uma empresa de software pode explicitamente decidir parar de dar suporte a um produto só porque ele é velho. Isso leva ao desperdício, pois os consumidores são obrigados a atualizar produtos, descartando outros que em todos os outros aspectos poderiam funcionar muito bem.

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