A ventoinha de meu laptop acelera e então meu computador desliga

Escrito por jane williams | Traduzido por michel makarios
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
A ventoinha de meu laptop acelera e então meu computador desliga
Comportamento anormal e desligamento súbito são sintomas de superaquecimento (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

A ventoinha interna de um laptop ajuda a dissipar o calor gerado pelas peças internas durante o funcionamento. Normalmente, a ventoinha liga e desliga em intervalos regulares, sempre que a temperatura começa a aumentar. Uma ventoinha que gira com muita frequência, por muito tempo, ou é acompanhada por outros sintomas como falta de energia súbita, pode indicar que seu laptop está superaquecendo e isso deve ser resolvido o mais rápido possível para evitar qualquer dano a sua máquina.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas adicionais

Além do sintoma mais óbvio associado ao superaquecimento -- aumento de temperatura --, um laptop que é incapaz de se resfriar corretamente demonstra outros problemas de funcionamento. Estes incluem apitos aleatórios, lentidão e congelamento do sistema. Mudanças no funcionamento das ventoinhas, em duração ou frequência, podem indicar um problema, e o laptop se desligará automaticamente caso as temperaturas fiquem muito altas para prevenir danos aos componentes elétricos.

Causas

O superaquecimento de um laptop possui uma grande variedade de causas, que podem trabalhar independentemente ou em conjunto para formar uma ameaça para seu computador. Essas causas incluem problemas internos como locais apertados nas placas do laptop, que fazem com que os componente elétricos que geram calor fiquem amontoados em cima dos outros. A ventoinha interna pode ficar entupida de pó ou cabelo, o que pode ocasionar mal funcionamento. Causas físicas incluem um laptop mal projetado que posiciona ventoinhas de ar nas bordas da tampa, fazendo com que a circulação de ar seja falha.

Soluções

Uma solução simples envolve levantar o laptop para melhorar a circulação das ventoinhas. Isso pode ser feito utilizando alguns livros ou comprando uma base refrigerada. Se você suspeita que a ventoinha está suja, utilize uma lata de ar comprimido para limpá-la. Acessórios vendidos separadamente, com as bases refrigeradas, também são úteis, pois utilizam ventoinhas externas para manter o computador resfriado a partir das portas USB.

Prevenção

Enquanto algumas causas para o superaquecimento não podem ser evitadas, você pode evitar os riscos seguindo algumas dicas. Nunca coloque seu laptop em uma superfície que bloqueie as saídas de ar, como uma cama. Limpe as saídas de ar de seu laptop regularmente para prevenir que cabelos e sujeira se acumulem. Fique de olho no uso de CPU de seu computador, pois quanto mais memória e processamento são necessários, mais quente seu laptop ficará.

Perigos

Com exceção das raras ocorrências de queimadura de pele associadas ao colocar um laptop quente sobre o colo, o superaquecimento é uma ameaça ao tempo de vida útil das peças internas sensíveis. Se as temperaturas internas aumentarem demais, isso pode danificar e até mesmo derreter circuitos e eletrônicos do computador, causando uma falha completa e a perda da máquina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível