Como verificar uma bateria CMOS

Escrito por contributing writer | Traduzido por marcelo couto
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como verificar uma bateria CMOS
Substitua a bateria CMOS antes que ela pare de funcionar completamente

Uma bateria carregada de semicondutor metal-óxido complementar (CMOS, em inglês) é necessária para manter as configurações de hardware do computador e o bom funcionamento do sistema operacional. Uma bateria CMOS descarregada pode apresentar muitos sintomas, tais como avisos, perda da configuração de tempo ou até mesmo encerramentos inesperados do sistema. Uma vez que tenha reconhecido os sintomas, pode-se verificar a própria bateria.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave Phillips
  • Chave de joalheiro com lâmina plana
  • Voltímetro ou multímetro
  • Pulseira antiestática

Lista completaMinimizar

Instruções

    Reconhecendo falha de bateria CMOS

  1. 1

    Fique atento a um aviso da BIOS durante a inicialização. Se o seu sistema for equipado com um monitor da bateria CMOS, um aviso aparecerá quando for a hora de substituí-la. No entanto, a maioria dos sistemas de computadores normais ou residenciais não possui esse recurso.

  2. 2

    Observe mudanças ou configurações incorretas de tempo. Uma função do CMOS é manter o horário do sistema. Se a bateria estiver falhando, será possível notar configurações inválidas de tempo no sistema operacional, como no relógio do canto inferior direito do monitor. Esse sintoma é confirmado se o tempo reseta após o computador ser reiniciado. Sob essas circunstâncias, a bateria CMOS deve ser substituída.

  3. 3

    Preste atenção em desligamentos inesperados do computador ou erros inválidos de hardware. O CMOS retém as configurações do sistema de hardware, o que inclui disco rígidos e RAM. Se essas configurações que são armazenadas não estiverem disponíveis durante a operação, o sistema do computador pode se desligar repentinamente. Para verificar esse sintoma, veja se todos os cabos, dentro e fora do computador, estão bem presos. Se os problemas continuarem, substitua a bateria CMOS.

  4. 4

    Verifique a tensão CMOS. Se possuir um voltímetro ou multímetro, o método direto de determinar se há algum problema com a bateria CMOS é verificar a tensão dela. A maioria das baterias novas fornecem 3 volts. Quando essa tensão cair para menos de 2.5 volts, dependendo do sistema, problemas podem aparecer. Se a tensão cair abaixo de 1.8 volts, a falha na bateria é iminente.

    Verificando a tensão da bateria CMOS

  1. 1

    Grave as configurações CMOS antes de remover a bateria. Quando ela é retirada, as configurações de hardware armazenadas serão perdidas. Para gravar essas configurações, inicialize o computador e entre no utilitário da BIOS. Pressionar a tecla "delete" ou F10 abre esse menu na maioria dos sistemas. Anote todas configurações customizadas, como as do disco rígido, ajustes de velocidade da CPU e desativação de portas externas.

  2. 2

    Desligue o computador e remova a proteção externa com uma chave Phillips. Prenda a pulseira antiestática no gabinete, pois isso irá descarregar qualquer eletricidade estática e preservará a delicada parte eletrônica do computador. Desligue o cabo de alimentação AC da fonte de energia.

  3. 3

    Localize a bateria CMOS na placa-mãe. Remova qualquer cartão ou cabo perifério que atrapalhe o acesso. Com uma chave de joalheiro de lâmina plana, erga lentamente o clipe de metal enquanto levanta a bateria CMOS com a unha.

  4. 4

    Verifique a tensão da bateria. Determine a polaridade positiva e negativa através do sinal de + ou - gravado na parte de cima dela. Ajuste o voltímetro para a menor escala de tensão, cerca de 3 volts. Aplique a ponteira positiva no terminal positivo e a negativa no negativo para realizar a medida. Se o equipamento ler abaixo de 2.5 volts, considere a troca do componente. Se estiver abaixo de 1.8 volts, substitua a bateria CMOS.

  5. 5

    Coloque uma bateria nova ou que funcione pressionando-a firmemente no suporte até que o clipe de metal fique no lugar. Recoloque qualquer cartão ou cabo periférico que tenha sido removido. Coloque a proteção externa no computador e replugue o cabo de energia.

  6. 6

    Reinicie o computador e entre na BIOS. Selecione "Carregar configurações padrão da BIOS" e depois reconfigure as configurações customizadas que foram anotadas antes. Salve-as e saia do utilitário da BIOS.

Dicas & Advertências

  • Baterias do tipo CMOS são frequentemente utilizadas em câmeras e pequenos dispositivos eletrônicos. Baterias para a substituição podem ser adquiridas em balcões de lojas de fotografias, farmácias, lojas de eletrônicos ou online. Compare os números de série gravados antes de realizar a compra.
  • Remova a energia e descarregue a eletricidade estática antes de tocar qualquer objeto eletrônico delicado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível