Como verificar a potência de uma fonte de alimentação

Escrito por gabriel dockery | Traduzido por marlon campos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como verificar a potência de uma fonte de alimentação
Verificar a potência de sua fonte de alimentação é importante para garantir a segurança de seu computador (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ao adicionar qualquer peça em seu computador, é importante saber quanta potência ela exige de sua fonte de alimentação. Instalar uma peça que exija uma potência de voltagem maior do que a fornecida pode deixar o sistema instável e causar danos aos demais componentes internos do PC.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Chave de fenda

Lista completaMinimizar

Instruções

    Verificando a potência sem remover a fonte de alimentação

  1. 1

    Remova o gabinete de qualquer tomada ou fonte de energia elétrica e aperte o botão "ligar" por 10 segundos para garantir que qualquer carga elétrica armazenada seja dissipada.

  2. 2

    Remova os parafusos da parte traseira do gabinete que prendem o painel lateral que dá acesso ao interior do computador. Em seguida, puxe o painel para trás para retirá-lo.

  3. 3

    Localize a sua fonte de alimentação dentro do gabinete. Ela estará na parte traseira dele, seja na parte inferior ou superior.

  4. 4

    Procure na fonte de alimentação uma etiqueta ou rótulo que descreva as capacidades elétricas da peça. Você encontrará essa etiqueta em qualquer fonte de alimentação do padrão ATX. Ela vai designar quantos amplificadores estão disponíveis para cada tipo de tensão e mostrar a voltagem máxima (watts max) suportada por ela. Por exemplo, em uma fonte de alimentação de 300 watts, estará escrito "300 watts max". Essa será a potência da sua fonte.

  5. 5

    Recoloque o painel lateral em seu gabinete e aperte com firmeza os parafusos no lugar correto.

  6. 6

    Ligue novamente o seu computador na tomada (ou qualquer outra fonte de energia).

    Verificando a potência de sua fonte de alimentação se o rótulo estiver coberto

  1. 1

    Continue a partir do passo nº 5 da seção anterior se você não conseguir ver o rótulo da fonte de alimentação contendo as informações necessárias. Isso pode ocorrer caso ela tenha sido posicionada com o rótulo virado para dentro.

  2. 2

    Remova o cabo de força do seu PC, que estará ligado à tomada. Esse cabo pode ser puxado facilmente da parte traseira do gabinete, podendo também ser recolocado com facilidade.

  3. 3

    Localize os quatro parafusos de montagem na parte de trás da fonte de alimentação. Estes parafusos estão do mesmo lado do cabo de força retirado na última etapa. Remova os quatro parafusos e tenha cuidado para não perdê-los.

  4. 4

    Force levemente a fonte de alimentação para a frente do gabinete, na direção em que estão localizados os seus discos rígidos e drives ópticos.

  5. 5

    Agora que sua fonte de alimentação está quase livre, puxe-a, afastando-a do gabinete. Tenha cuidado para não puxar com muita força ou rápido demais, porque todos os seus componentes ainda estão conectados à sua fonte.

  6. 6

    Pegue a fonte e procure em todos os lados por uma etiqueta ou rótulo de especificações. Ao encontrar, verifique a potência da fonte, conforme explicado no passo 5 da seção anterior.

  7. 7

    Recoloque a fonte de alimentação na posição original, fixando-a com os parafusos retirados anteriormente.

  8. 8

    Recoloque o cabo de força retirado da parte traseira da fonte de alimentação de volta no lugar.

  9. 9

    Remonte o gabinete conforme indicado nas etapas 6 e 7 da seção anterior.

Dicas & Advertências

  • Às vezes, existem alguns grampos que prendem a fonte de alimentação no lugar. Se a sua fonte não estiver se movendo para frente com facilidade, verifique se há um pequeno grampo que precisa ser pressionado.
  • Nunca, em nenhuma circunstância, abra uma fonte de alimentação. Não existem peças que possam ser reparadas pelo cliente ou informações sobre o produto.
  • Se não houver um rótulo que descreva as especificações de sua fonte, é altamente recomendado comprar imediatamente uma nova. Ter peças elétricas desconhecidas em qualquer sistema não é apenas perigoso para o equipamento, mas sim um risco à segurança, visto que você não pode certificar as capacidades do produto, o que pode resultar em choques e descargas elétricas ou até mesmo iniciar um incêndio.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível