Mais
×

Como verificar se uma tomada coaxial está funcionando

Atualizado em 17 abril, 2017

As tomadas coaxiais são uma forma conveniente de ligar televisores e aparelhos a cabo ao divisor de sinal ou de alimentação a partir de um painel de distribuição. Testar essas saídas poderá ser um desafio, já que é demorado para determinar onde a outra extremidade do cabo coaxial termina. Ferramentas de teste especializadas existem. Elas são superiores aos multímetros porque não é necessário aproximar ambas as extremidades do cabo para testar o fio.

Instruções

Testar uma entrada de cabo é possível com um testador coaxial (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Vá para a área onde os cabos coaxiais convirjam a um divisor ou painel de distribuição. Se você vir um cabo coaxial desconectado de um divisor ou caixa de distribuição, rosqueie-o ao equipamento no sentido horário. Se estiver frouxo, aperte-o.

  2. Aparafuse o cabo coaxial à tomada da parede. Aparafuse a outra extremidade ao pino de rosca correspondente na ferramenta.

  3. Examine o painel frontal da unidade de teste. Caso a luz indicadora imediatamente fique vermelha, será sinal de que o cabo está ruim e deverá ser substituído.

  4. Pressione o botão "TEST" (Teste) se a luz indicadora permanecer apagada. Observe-a. Se ficar verde, é sinal de que o cabo está bom.

  5. Continue observando a luz do indicador. Se ficar vermelha, é porque há uma interrupção no cabo ou um curto-circuito. Se permanecer apagada, é sinal de que existe um conector ou adaptador de terminação fraco ou que não está ligado a um painel ou divisor na outra extremidade.

O que você precisa

  • Kit de teste de cabo coaxial eletrônico
  • Um pedaço de cabo coaxial RG-6
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article