Mais
×

Como se vestir para lutar taekwondo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você está considerando ter aulas de taekwondo ou acabou de começar, a maioria dos cursos permitirá que use (especialmente se estiver no começo) roupas simples e soltas. No entanto, conforme for progredindo nas técnicas de taekwondo, vai querer parecer mais com o lutador de artes marciais que você se tornou. Pode haver uma faixa preta em seu futuro.

Instruções

A maioria dos cursos permitirá que você use roupas simples e soltas (Image Source/Digital Vision/Getty Images)

    Mantenha-se casual e livre

  1. Comece com roupas largas para os exercícios, como moletom e uma camiseta. Mulheres devem usar um top, e os professores, conhecidos como "dojos", dirão que preferem roupas simples e modestas, sem desenhos ofensivos ou slogans.

  2. Evite usar joias na aula, a menos que a joia tenha um significado religioso. A joia pode machucar você ou um dos seus colegas de treino.

  3. Não use calçados no treino, a menos que seja por motivos ortopédicos ou que você tenha uma forte preferência por usá-los. Você pode comprar calçados para artes marciais, mas dojos preferem que seus alunos frequentem a aula de pés descalços, para que possam obter um controle motor melhor de seus dedos dos pés. Meias podem ser usadas somente com calçados, mas não use-as sem sapatos, pois podem ficar escorregadias no tapete ou no chão.

  4. Compre um uniforme tradicional de artes marciais, chamado "dobok", quando o seu dojo recomendar. Iniciantes começam com faixa branca e seguem para as faixas coloridas, que indicam o nível em que estão.

    O equipamento

  1. Compre um protetor de cabeça se o instrutor recomendar. Essa é uma peça importante do equipamento, pois esse esporte é conhecido pelos chutes fortes. O protetor é um capacete almofadado, que encaixa perfeitamente na cabeça, com um lacre de velcro para mantê-lo no lugar.

  2. Compre um protetor de virilha se você for um homem. Mesmo sendo proibido dar chutes abaixo da cintura, os alunos normalmente saem da linha, principalmente com alunos novos. A maioria dos dojos não deixará os alunos praticarem se deixarem essa peça importante do equipamento em casa.

  3. Procure por um protetor de peito se estiver tendo aulas afiliadas com a Federação Mundial de Taekwondo, ou WTF, ao invés da Federação Internacional de Taekwondo. As escolas da WTF exigem que os alunos comprem protetores de peito que os protegem de chutes fortes, que fazem parte do treino da WTF. Esses protetores vêm em tamanhos variados; compre um que caiba em você perfeitamente.

  4. Compre protetores de antebraço e caneleiras se não quiser contusões. Os protetores de antebraços o protegem quando está bloqueando chutes e socos. As caneleiras o protegem de golpes fortes. Os dois protetores são feitos de material elástico que pode ser puxado em suas pernas e braços.

  5. Invista em um pequeno protetor de boca, que será essencial quando começar o treino. Você pode, literalmente, salvar sua boca e dentes usando esse protetor, e seu professor, provavelmente, não deixará você treinar sem ele.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article