×
Loading ...

Você pode voar se for daltônico?

O daltonismo é um problema sério para os futuros pilotos. A Federal Aviation Administration, nos EUA, por exemplo, realiza exames médicos nos candidatos, a fim de filtrar os indivíduos daltônicos, então saber o seu estado antes de iniciar o processo de preparação para se tornar um piloto é uma ideia muito inteligente.

Por trás desses controles, você precisa de todas as faculdades humanas à sua disposição (cockpit image by paul hampton from Fotolia.com)

Função

Um piloto precisa ser capaz de visualizar as cores, a fim de reconhecer os sinais de chave na segurança da aviação todos os dias: farol de aeroporto, luzes de posição da aeronave, indicadores de abordagem de inclinação, pistolas de luz e marcações do gráfico. Esses sinais e símbolos são especialmente importantes durante a noite, quando os indivíduos daltônicos são ainda mais desafiados a vê-los.

Loading...

Regulamento da FAA

Nos EUA, a 14 CFR da parte 67 dos regulamentos da FAA afirma que qualquer piloto deve possuir "a capacidade de perceber as cores necessárias para o desempenho seguro das suas funções de aviador" e que essas faculdades devem ser medicamente certificadas por um médico legista da aviação, ou AME.

Resultados negativos

Nos EUA, a FAA também exige que o médico proíba qualquer um que falhe em um teste de visão de cores para voo noturno. Surpreendentemente, muitos candidatos a pilotos descobrem o daltonismo funcional durante esse processo de teste.

Autoteste

Se você estiver preocupado com a possibilidade de ser daltônico e deseja confirmar sua suspeita, antes de uma consulta com um AME, tente fazer um teste de visualização de cores online. Se o teste sugerir que você pode, de fato, ter uma deficiência daltônica, trabalhe com um optometrista ou um oftalmologista para a avaliação em um teste alternativo aprovado pela organização competente.

Lentes corretivas

Nenhum óculos ou lentes de contato é capaz de corrigir uma deficiência na visão de cores de forma integrada. Uma lente de contato especial, o X-Chrom, pode deficiência a cor parcialmente correto, mas prejudica outros aspectos da visão, de modo que a FAA proíbe pilotos de usá-los.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...