O que são yurts?

Escrito por charlie rosedale | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que são yurts?
Os nômades utilizam yurts como casas móveis (China Photos/Getty Images News/Getty Images)

Os yurts são estruturas circulares que foram utilizadas a princípio por habitantes da Ásia Central como casas portáteis. A palavra “yurt” tem origem turca, mas passou a ser utilizada no idioma inglês graças a palavra russa, “yurta”. Quando comparadas às casas tradicionais, elas são opções baratas. Embora em grande parte possuam apenas um cômodo, seus modelos modernos podem contar com partes adicionais como cozinha e banheiros.

Outras pessoas estão lendo

História

Os povos nômades turcos e mongóis precisavam de casas de fácil montagem, deslocamento e remontagem. Durante séculos, yurts eram a solução para uma abrigo portátil durante os invernos gelados nos estepes de Ásia, enquanto os nômades viajavam com rebanhos de cabras, ovelhas e iaque. A forma circular da yurt se encaixa nos ideais mongóis de harmonia e equilíbrio entre o homem e a mulher, sendo que a casa é geralmente entregue como um presente de casamento. O uso delas se espalhou ao longo do século XII com a invasão mongol, liderada por Genghis Kahn.

Construção

Os modelos tradicionais de yurts são formados por um esqueleto de madeira retrátil, paredes de feltro e um buraco no centro do teto para iluminação e ventilação. A armação é geralmente capaz de suportar a si mesmo e idealmente apropriada contra ventos fortes e terremotos. Os modelos mais novos de yurts contam com uma variedade de materiais, que oferecem uma maior isolação além de resistência para as paredes. A entrada para essas casas é formada por um quadro de madeira ou algum tipo de feltro ou tecido que cobre a porta de entrada.

Usos

As pessoas utilizam yurts pelo mundo inteiro como residências, casa de hóspedes, barracas para acampamento, escritórios domésticos, áreas de reunião, estoque e recreação. Essas estruturas são portáteis, resistentes e se adaptam bem a vários terrenos, tornando-as ideais para pessoas que apreciam acampar. Os ambientalistas gostam delas por serem estruturas simples, leves e que afetam pouco o ambiente onde são instaladas. Parques estaduais e acampamentos utilizam-nas graças à facilidade em montá-las e baixo custo de manutenção. Grupos nômades continuam utilizando essas estruturas pela conveniência e raízes culturais.

Mobília

O fogão é geralmente a peça fundamental em modelos básicos de yurts, utilizado como utensilio de cozinha e aquecedor. Outras opções de mobília encontradas são tapetes tecidos à mão e/ou estampados, e travesseiros. Os modelos estampados contam com imagens de importância cultural. Futons, cadeiras de parede e prateleiras embutidas são opções que tornam a área circular da yurt algo eficiente. As versões modernas dessas casas móveis contam com vários tamanhos, além de modelos adaptados aos móveis do ocidente como sofás, camas, todos os utensílios de uma cozinha, banheira e privada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível