10 dispositivos de entrada de computadores
keyboard image by Fyerne from Fotolia.com
Os dispositivos de entrada são essenciais para usar um computador, porque permitem que os usuários interajam com os aplicativos que ele exibe. Sem dispositivos de entrada, a máquina não seria mais do que uma tela que projeta uma coisa qualquer de pouca utilidade. Há muitos tipos diferentes de dispositivos de entrada que nos permitem interagir de diferentes formas.
Teclado
Um teclado consiste em uma série de teclas que podem ser pressionadas para digitar comandos ou letras. Elas podem ser usadas para escrever documentos e para navegar as interfaces de usuário sem usar um mouse.
Mouse
Um mouse consiste em uma bola ou laser que acompanha a posição do dispositivo. O computador consegue registrar os movimentos e traduzi-los em movimentos do cursor na tela. Um mouse também contém botões que permitem ao usuário selecionar objetos, mover janelas ou abrir aplicativos. Muitos incluem uma roda de rolagem para permitir ler documentos ou páginas web longos.
Trackball
Esses dispositivos funcionam como um mouse normal, mas os usuários movem uma bola dentro de uma base em vez de mover um dispositivo por uma superfície. Muitos usuários preferem um trackball a um mouse pois é preciso mover menos o pulso, reduzindo problemas por esforços repetitivos.
Touchpad
Esse dispositivo é normalmente encontrado em notebooks. Funciona como um mouse ou trackball, mas consiste em um painel plano pelo qual você move os seus dedos. Esse movimento é registrado e permite mover o cursor na tela. Muitos touchpads agora permitem realizar gestos para mover por documentos ou dar zoom em uma foto. Seus botões normalmente se encontram abaixo dele.
Tableta gráfica
Esses dispositivos são usados como um pedaço de papel e um lápis e permitem que os artistas desenhem de forma mais natural em um aplicativo gráfico. Possuem um "stylus", um dispositivo similar a um lápis plástico que você pode usar para desenhar. Ele registra a pressão da mão do usuário para desenhar linhas mais claras ou mais escuras na tela. Muitos, inclusive, têm borrachas na parte posterior que lhe permitem apagar os erros cometidos.
Monitor com tela tátil (touchscreen)
Esses dispositivos funcionam como um dispositivo de entrada e saída. Eles exibem o ambiente do computador em uma tela e permitem que o usuário a toque para manipular e interagir com a interface. Um monitor com touchscreen pode substituir um mouse e até um teclado se estiver instalado um aplicativo de teclado virtual.
Joystick
Esses dispositivos são usados principalmente para jogos de computador. Consistem em uma base com um bastão e vários botões que realizam diferentes funções. Funcionam de forma similar ao controle de um avião, sendo portanto adequados para simuladores de voo.
Scanner
Esses dispositivos permitem que um usuário ingresse uma fotografia ou documento no computador. Ao colocar o material desejado no scanner, você cria um arquivo de imagem que poderá ser aberto e manipulado no computador.
Microfone
Esse dispositivo é usado para ingressar dados e som. Ele é segurado próximo da origem, normalmente a boca de uma pessoa, e registra os sons, salvando-os em aplicativos de gravação de áudio. Isso lhe permitirá fazer muitas coisas, desde gravar uma música até falar com alguém pelo Skype.
Webcam
Esse dispositivo é uma câmera pequena que grava e registra vídeo no computador. Isso permite gravar e enviar pequenos vídeos ou conversar com alguém pela internet vendo um ao outro.
Referências
Sobre o Autor
Robert Kingsley has been writing technical copy and procedural documents since 2007. He has years of experience with networking and hardware troubleshooting to help guide readers through their information technology-related issues. Kingsley received his associate's degree in computer networking systems from ITT Technical Institute in Woburn, Massachusetts.
Créditos Fotográficos
keyboard image by Fyerne from Fotolia.com