×
Loading ...

10 tipos de batons que toda a mulher deve ter

Getty Images

Introdução

Se você está com pressa e não tem tempo para fazer uma maquiagem mais elaborada, passe apenas um batom que o seu look estará garantido. Indispensável em qualquer maquiagem, os batons deixam qualquer mulher mais bonita e confiante. Eles podem ser de vários tipos, de acordo com a ocasião ou produção que você deseja compor. Existem ainda os batons que trazem benefícios à delicada pele dos lábios, como os hidratantes, os antienvelhecimento e os com filtro solar. Veja neste artigo os dez tipos de batons que toda mulher deve ter, e arrase!

Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images

Nude

O batom nude ou cor de boca é aquele que tem uma cor próxima ao tom da pele dos lábios, como o próprio sugere, mas pode ser encontrado em nuances passando pelo bege claro, alaranjado, rosa, entre outras. Ele é um coringa na nécessaire de toda mulher, pois cai bem com qualquer visual e é sutil e sofisticado. O batom nude combina com todos os tons de pele e fica bem com maquiagens mais escuras, como o esfumado preto ou marrom. A cantora Rihanna gosta bastante do batom nude e acerta na nuance para o seu tom de pele.

Vittorio Zunino Celotto/Getty Images Entertainment/Getty

Vermelho vivo

O batom vermelho vivo é um clássico que esbanja sensualidade e é ideal para fazer um visual fatal. Ele combina com qualquer tom de pele e pode ser usado por mulheres de todas as idades. Por ser bem vibrante, qualquer borradinha é percebida, portanto delineie bem os lábios antes para não errar na aplicação. Para o look não ficar exagerado, associe o batom vermelho a uma maquiagem neutra nos olhos. A atriz Megan Fox usa o batom vermelho vivo, ficando ainda mais exuberante e fazendo o estilo mulher fatal.

Frederick M. Brown/Getty Images Entertainment/Getty Images

Rosa claro

Ele é prático, versátil e proporciona um visual romântico e delicado. O batom rosa claro fica bem com qualquer look e maquiagem, por isso é sempre bom carregá-lo na bolsa. Além disso, ele combina com vários tons de pele. Ao usar o batom rosa claro, você ainda tem a vantagem de poder beijar o seu amado sem ter medo de deixá-lo com a boca toda borrada com seu batom. O rosa claro fica muito bem na atriz Reese Witherspoon, que tem o rosto com traços delicados e tom de pele claro.

Dimitrios Kambouris/Getty Images Entertainment/Getty Images

Dourado

Luminoso, exuberante e poderoso, o batom dourado é bem versátil e pode ser usado diariamente tanto durante o dia quanto à noite. A dica é combiná-lo com cores contrastantes ou neutras, como o marrom e o rosa. O batom dourado chama bastante atenção, portanto não o use junto com sombra dourada. Sozinho, ele fica muito bem com o blush rosa. As mulheres mais discretas podem optar por um gloss dourado e as ousadas, por um batom dourado vibrante. A modelo Gisele Bündchen aposta no dourado, que combina com seu tom de pele.

Michael Buckner/Getty Images Entertainment/Getty Images

Gloss labial

Ele dá grande destaque aos lábios, que ficam brilhantes e exuberantes, mas também é capaz de gerar uma relação de amor e ódio. Enquanto algumas mulheres são fãs do gloss, outras não gostam da sua textura molhada. Cada um tem cheiro e textura diferentes, portanto procure experimentar linhas do produto e marcas diferentes. O produto tem a vantagem de fazer com que os lábios pareçam maiores, sendo uma boa aposta para quem tem lábios finos. A cantora e atriz Jennifer Lopez usa o brilho do gloss para deixar seus lábios mais exuberantes.

Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images

Batom de longa duração

Ficar retocando o batom toda hora dá trabalho, além de não ser possível em algumas ocasiões, como passeios, festas ou dias corridos de trabalho. O batom de longa duração é ideal para esses dias, deixando você despreocupada com possíveis retoques. Ele permanece intacto mesmo depois de muitas horas ou de comer ou beber. Da mesma forma que o batom de longa duração não sai fácil, fazendo com que sua maquiagem dure mais tempo, é também mais difícil de ser removido. Dessa forma, tenha atenção redobrada na hora de aplicá-lo porque, se o traço borrar, será preciso usar desmaquilante e reaplicar.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

Batom com filtro solar

Você já está acostumada a passar protetor solar no corpo e no rosto quando se expõe ao sol, mas será que não está esquecendo de algo? Muitas vezes ignorados, os lábios também precisam de proteção, pois também são atingidos pelos raios ultravioleta, como qualquer outra área do corpo. A fina e delicada pele dos lábios é uma das mais sensíveis do corpo e deve ser protegida com batons com filtro solar. Você pode encontrar batons de diversos tipos e cores que têm fator de proteção solar (FPS) igual a 15, isso porque valores maiores pesariam muito na sua composição.

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

Batom hidratante

Além de deixarem seus lábios mais bonitos, os batons podem também trazer benefícios à pele dessa região que é tão maltratada no dia a dia. Se você quer cuidar dos seus lábios mas não dispensa a corzinha de um batom, opte pelos batons hidratantes sempre que sua boca estiver ressecada. Como é cremoso, este batom costuma se acumular nas linhas da boca, principalmente quando já existem rachaduras ou elas estão prestes a se formar. A dica é comprar um batom de tom claro para disfarçar as imperfeições.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Protetor labial

Prático, discreto e excelente aliado para manter os lábios bonitos e saudáveis, o protetor labial tem a função de lubrificar, proteger e regenerar a pele dessa região. Mudanças de temperatura e clima seco são os principais causadores de ressecamento e rachaduras na delicada pele dos lábios. Um bom protetor labial precisa ter substâncias lubrificantes, como óleos naturais, vaselina e lanolina, e substâncias cicatrizantes, como aloe vera, vitamina, pantenol e filtros solares. Ele não deve ser muito cremoso, pois poderia impedir a fixação do batom ou fazer com que cabelos longos grudem nos lábios ou ainda serem incômodos para os homens.

Stephanie White/Photodisc/Getty Images

Batom anti-idade

Não seria bom ficar bonita e ainda combater o envelhecimento da pele dos lábios? Essa é a função dos batons anti-idade ou antienvelhecimento, que são ricos em vitaminas e antioxidantes, promovendo o aumento da elasticidade e da firmeza da pele da região. Esses produtos também ajudam no restabelecimento do volume natural dos lábios e na atenuação das linhas finas. Com uma textura emoliente, os batons anti-idade deixam a pele dos lábios macia e hidratada. O ideal para garantir a eficácia do produto é fazer o uso dele de forma contínua e regular.