A história da pasta de dente Pepsodent

Propaganda da marca de pasta de dente Pepsodent

A classic advertisement for Pepsodent Toothpaste. Image courtesy of Flickr Creative Commons.

Milhões de americanos foram para cama todas as noites após escovarem seus dentes com a pasta Pepsodent durante a primeira metade do século 20. A marca foi divulgada em diversos anúncios impressos, rádios e TVs, com anúncios musicais e diálogos dinâmicos. A marca Pepsodent se destacou por conta de seu notável sabor de menta e ingredientes clareadores de dentes.

Origens

As informações sobre os primeiros dias da marca Pepsodent são escassas. Os executivos da empresa Church & Dwight, proprietários da Pepsodent, alegam que a marca foi introduzida no início do século 20, inicialmente como um pó dental que se transformou em pasta. A marca supostamente despontou no final de 1920, na época em que começou a patrocinar programas de rádio, incluindo um apresentado por Bob Hope. Esse movimento levou a marca a um maior reconhecimento.

Características únicas

Os anúncios da Pepsondent destacavam as caraterísticas distintas da pasta de dente. Ela tinha sabor de menta derivado do sassafrás, um ingrediente encontrado em algumas variedades de chás e de bebidas leves tipicamente americanas como a root beer (uma cerveja adocicada) e a salsaparrilha (bebida suave). Os anúncios também destacavam a presença de irium (também conhecido como lauril sulfato de sódio) como um mecanismo na luta contra a cárie dentária, e um ingrediente conhecido como IMP para a prevenção da cárie.

Declínio

Ao longo da década de 50, a Pepsodent foi uma das marcas de pasta de dente mais populares nos Estados Unidos. No entanto, marcas como Colgate e Crest de empresas concorrentes começaram a adicionar um novo ingrediente - o flúor - quando foi descoberto que ele ajudava na luta contra cáries. Entrando na década de 60, a marca Pepsodent ainda não tinha adicionado o flúor e suas vendas foram diminuindo.

Mudança de propriedade

Em 2003, a empresa fabricante Church & Dwight comprou nos Estados Unidos os direitos da marca Pepsodent da Unilever, empresa britânico-holandesa que vende uma variedade de produtos consumíveis em todo o mundo. A Unilever ainda detém os direitos da marca Pepsodent, que foi vendida para fora dos EUA. A empresa Church & Dwight também detém os direitos das marcas de pasta como Aim, Arm & Hammer, Close-up e Mentadent.

O marketing no século 21

Embora os ingredientes da Pepsodent tenham mudado com o tempo, a marca nunca se recuperou do declínio que sofreu em meados do século 20. Hoje ela é considerada uma marca de valor ao lado de alguns dos maiores nomes na indústria dos Estados Unidos. As lojas vendem a Pepsodent geralmente pela metade do preço das gigantes como Aquafresh, Colgate e Crest.

Produtos da empresa Church & Dwight

De acordo com o site da Church & Dwight, a empresa oferece duas versões da marca Pepsodent - uma com o sabor original e outra com ingredientes branqueadores aprimorados. Ambas as versões, segundo a empresa, apresentam uma fórmula comprovada de combate à cárie, ajudam a remover as placas, fortalecem o esmalte e a saúde das gengivas, e controlam o tártaro.

eHow Brasil
×