24 expressões de linguagem corporal que você deve evitar

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Os movimentos corporais e expressões faciais que realizamos durante uma conversa transmitem muito mais informações do que emitimos ao falar. Muitos especialistas ao redor do mundo publicaram extensos trabalhos a respeito da importância da linguagem corporal e da forma como podemos manipulá-la. A seguinte lista inclui 25 gestos que devemos evitar.

Overview

Os movimentos corporais e expressões faciais que realizamos durante uma conversa transmitem muito mais informações do que emitimos ao falar. Muitos especialistas ao redor do mundo publicaram extensos trabalhos a respeito da importância da linguagem corporal e da forma como podemos manipulá-la. A seguinte lista inclui 25 gestos que devemos evitar.

Postura

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Quando temos uma reunião social com a presença de pessoas relacionadas ao nosso trabalho ou uma entrevista profissional, é importante assumir uma boa postura. Especialistas em linguagem corporal, como Eliot Hoppe, autor de vários livros e especialista na área, recomenda "colocar-se bem ereto e adotar uma marcha enérgica, já que queremos mostrar nosso desejo de estar ali e a confiança que temos em nós mesmos".

Olhar para o outro lado quando falam conosco

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Ao olhar nos olhos da pessoa com quem conversamos, demonstramos segurança e atenção. Essa atitude será tomada de forma positiva pelo interlocutor. O oposto também acontecerá se baixarmos o olhar ou mudarmos o foco para outro ponto. Isso pode transmitir uma sensação de insegurança ou desinteresse no assunto que está sendo tratado.

Abraçar objetos durante uma conversa

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Se, ao falar com outra pessoa, abraçamos uma pilha de livros, o notebook ou uma pasta, transmitimos uma sensação de timidez ou incômodo. Essa atitude pode ser interpretada como o desejo de se esconder atrás de um objeto. É sempre melhor manter os objetos que temos de lado enquanto falamos à frente de uma plateia.

Olhar para o celular

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Olhar para o celular durante qualquer tipo de conversa é um forte sinal de que não estamos interessados no que a outra pessoa está dizendo. Também pode ser interpretado como uma atitude arrogante. Sempre é melhor silenciar ou desligar o telefone celular se estivermos em uma conversa importante ou reunião de trabalho.

Vestir-se de forma descuidada

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Não há problema em querer parecer "legal" ou "estar na moda", mas, se adotamos uma aparência constantemente descuidada, enviamos uma mensagem negativa às outras pessoas. Ter os cadarços desamarrados, a camisa para fora da calça ou usar cores chamativas pode indicar que somos pessoas desorganizadas. Alguns poderão pensar que simplesmente não nos importamos com a reunião ou que, ainda pior, somos descuidados com o trabalho.

Girar ou rolar os olhos para cima

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A linguagem corporal pode ser muito mais poderosa e instantânea do que qualquer palavra que saia de nossas bocas. Olhar para cima ou rolar os olhos quando alguém se dirige a nós é uma forma clássica de enviar sinais negativos. Geralmente, é possível interpretar esses gestos como desinteresse, tédio, cansaço ou exaustão. É melhor não fazer esses movimentos em um bate-papo.

Apertar as mãos

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"Na maioria dos lugares do mundo, um aperto de mãos nos negócios é a norma e, a partir dele, você descobre se a pessoa é dominante e agressiva ou passiva", afirma Hoppe. Muitas pessoas sabem que um aperto de mãos fraco pode transmitir desconfiança ou insegurança, mas também há outros sinais. Se, durante o ato, usamos a mão livre para agarrar o pulso, o braço ou o ombro da outra pessoa, estaremos demonstrando carinho e confiança. Portanto, em uma entrevista de trabalho ou reunião com alguém desconhecido, é melhor não fazer isso.

Olhar para o relógio

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Olhar para o relógio durante uma conversa passará às outras pessoas a ideia de que estamos com pressa e precisamos ir embora. Além disso, fazê-lo transmite a sensação de que temos algo mais importante para fazer. Em ambos os casos, isso fará com que a pessoa que se dirige a nós se sinta desconfortável e apressada. A melhor opção, durante a conversa, é mantermos a atenção no interlocutor e não olhar para o relógio.

Colocar o peso do corpo sobre um pé

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Jamais devemos mudar o foco do peso corporal de um pé para o outro durante uma conversa. Geralmente, esse gesto transmite incômodo físico e mental. Além disso, ele pode indicar que queremos terminar a conversa. Especialistas em linguagem corporal recomendam trocar de posição uma vez a cada dois ou três minutos.

Tocar o pescoço ou arrumar o primeiro botão da camisa

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"Quando nos sentimos vulneráveis, protegemos a área do pescoço", aponta Hoppe. Se estamos em uma conversa de negócios ou uma reunião importante, é melhor não arrumar o primeiro botão da camisa ou sequer tocar essa área do corpo. Esse gesto transmite insegurança e também pode indicar que queremos nos esconder.

Tocar o rosto durante uma conversa

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Com frequência, tocamos nosso rosto ao conversar com outras pessoas. Especialistas em linguagem corporal recomendam evitar isso. Geralmente, levar a mão até a boca durante uma conversa indica que estamos mentindo. Se tocamos o nariz, os outros podem interpretar que estamos decepcionados com o que ouvimos. É sempre bom distanciar as mãos do rosto quando estivermos conversando.

Levar a mão ao queixo quando olhamos para alguém

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Estudiosos dos gestos asseguram que levar a mão ao queixo enquanto olhamos para uma pessoa é um gesto contraproducente. Essa ação pode indicar que estamos julgando o outro, fazendo-o se sentir incômodo. Além disso, o fará pensar que o que está dizendo não nos convence. Novamente, olhar diretamente para os olhos durante uma conversa é a melhor opção.

Coçar a cabeça ou o pescoço

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Jamais coce a cabeça ou a nuca durante uma conversa com outras pessoas. Isso indica que você tem dúvidas a respeito do que diz ou que não está seguro acerca das próprias afirmações. Além disso, elas podem interpretar que você está mentindo. Na hora de falar, é sempre melhor manter as mãos longe da cabeça.

Sentar-se incorretamente

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Se queremos demonstrar segurança e atenção, devemos nos sentar com as costas retas e a cabeça erguida. Isso fará com que quem se dirige a nós perceba nosso interesse. Uma opção muito negativa é fazê-lo com as costas acorcundadas, as mãos caídas ou segurando a cabeça. Esse tipo de comportamento leva as pessoas a interpretar que estamos entediados ou que a conversa nos causa mal-estar.

Sorriso

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Um gesto tão simples como sorrir pode transmitir sensações positivas e negativas aos demais. Pessoas instruídas na linguagem corporal asseguram que os sorrisos discretos e de pouca intensidade geralmente demonstram insegurança, falta de confiança ou timidez. Se formos sorrir, é melhor fazê-lo intensamente, para transmitir segurança, amabilidade e confiança.

Mastigar objetos

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Além de ser mal visto, mastigar objetos como lápis, óculos ou canetas transmite desconfiança e insegurança. Se estamos em uma reunião de negócios, esses gestos podem estar associados a nossa forma de lidar com o trabalho. Além disso, fazem com que nossas propostas sejam tomadas com cautela.

Caminhar

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Outro aspecto a se ter em conta quando estamos em um encontro importante é a forma de caminhar. Pessoas que caminham olhando para baixo e com as mãos nos bolsos transmitem uma sensação de derrota. Alguém preocupado costuma fazê-lo lentamente, com as mãos para trás. É melhor evitar esses detalhes se queremos demonstrar segurança aos demais.

Mover os dedos e os pés constantemente

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Em uma entrevista de emprego ou evento social importante, não é bom se mostrar ansioso e nervoso. Mover os dedos das mãos continuamente transmite essas duas sensações, além de refletir nossa inquietude. Bater no chão repetidamente com o peito do pé também é algo negativo e demonstra falta de confiança.

Brincar com objetos

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Nunca se deve brincar com objetos ou bater na mesa com os dedos durante uma conversa importante. Isso fará com que as pessoas nos vejam como alguém inseguro. Além disso, a outra pessoa quase certamente se irritará por conta de quão desconcertantes são esses movimentos.

Piscar constantemente

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Piscar constantemente durante uma conversa é um gesto que produz impressões negativas. Apesar de tratar-se de um movimento quase automático e praticamente imperceptível, muitas pessoas o consideram grosseiro. Essa é uma ação que costuma inquietar as pessoas que nos escutam, sendo melhor controlá-la. Apesar da maioria das pessoas considerarem-na um ato inconsciente, ela pode levar outros a desconfiar da pessoa que o reproduz.

Cuidados pessoais

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Os cuidados pessoais também falam por nós mesmos. No ambiente laboral é aconselhável manter uma aparência bem arrumada. Muitos especialistas afirmam que a barba mal cuidada ou com mais de dois dias é mal vista, além das unhas sujas e do cabelo muito grande ou despenteado. As mulheres não devem usar maquiagens muito carregadas ou joias em excesso, que podem causar má impressão nos demais.

Esticar ou abrir o colarinho da camisa

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Se estamos falando à frente de outras pessoas, um dos piores gestos que podemos fazer é esticar o colarinho da camiseta com as mãos. Quase certamente isso fará com que todos pensem que nos sentimos incômodos e nervosos. Novamente, os especialistas nos relembram que as mãos não devem dominar e que os movimentos excessivamente bruscos não serão bem vistos.

Anotar algo enquanto outra pessoa conversa

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Quando estamos escutando uma pessoa que fala diretamente conosco, jamais devemos pegar uma caneta do bolso e fazer anotações. Isso causará a sensação de que as ideias e os conceitos transmitidos foram reprovados e pode coibi-la de expressar opiniões sinceras. Se quisermos anotar algo, devemos fazê-lo quando não mais estivermos nessa situação ou, ainda, quando estivermos sozinhos.

Roer as unhas e coçar os olhos

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Um dos piores gestos a se fazer frente a outras pessoas, especialmente em reuniões de trabalho, é roer as unhas. Isso não fará nada mais do que transmitir insegurança e nervosismo. Se, além disso, decidirmos coçar os olhos com o indicador, faremos com que as dúvidas com respeito ao que dizemos se multipliquem. Pela última vez: as mãos devem ficar longe do rosto em qualquer conversa!

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