×
Loading ...

Como abreviar números grandes

Na matemática, os números grandes são abreviados por meio da notação científica. Em seu livro “Mathematics for Teachers”, Thomas Sonnabend afirma que o matemático Arquimedes, que viveu entre 287 e 212 a.C., foi a primeira pessoa a fazer isso. Ele usou essa expressão para tentar quantificar os grãos de areia que seriam necessários para preencher o universo. Para isso, ele usou um expoente, que é o que indica quantas vezes é preciso multiplicar o número-base por ele mesmo. A notação científica usa expoentes para transformar números grandes em equações.

Instruções

Os números maiores são escritos na forma de equações para economizar espaço (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    À esquerda da casa decimal

  1. Imagine um número grande escrito em sua forma mais desenvolvida ou escreva-o em um papel, como, por exemplo, 5.400.000.000.

    Loading...
  2. Mova a casa decimal do final do número para a esquerda para criar um número que fique entre um e dez. Por exemplo, 5.400.000.000 viraria 5,4.

  3. Conte o número de casas decimais que você precisou andar para criar esse número. No exemplo usado, foi preciso andar nove casas a partir do dígito 5.

  4. Calcule o expoente que somaria um bilhão quando multiplicado nove vezes. Nesse caso, é o dez, ou seja: dez multiplicado por si mesmo nove vezes = um bilhão.

  5. Escreva o dígito criado pela movimentação de casas decimais e sua abreviação está pronta. No caso, o número seria expresso como 5,4 x 10^9.

    À direita da casa decimal

  1. Escreva o número pequeno por completo, como, por exemplo, 0,00054.

  2. Ande com a casa decimal do início do número até colocá-la em um local que crie um número que fique entre um e dez. Nesse exemplo, 0,00054 se transformaria em 5,4.

  3. Conte o número de casas decimais que você precisou andar para criar esse número. Nesse exemplo, foram quatro casas decimais.

  4. Calcule o número necessário para chegar à casa decimal do original. Esse é o primeiro número significante do 0,00054, ou seja, 5. Seu expoente é 10, e 10 multiplicado por seu negativo quatro vezes resultará nessa quantia de casas decimais.

  5. Escreva o dígito criado movendo o ponto decimal em direção ao expoente para obter a abreviação. No caso, ficará 5,4 x 10^-4.

Loading...

O que você precisa

  • Cálculo

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...