Como multiplicar e dividir usando um ábaco

••• abac abacus image by Pali A from Fotolia.com

Você provavelmente já ouviu falar que algumas pessoas podem realizar complexos procedimentos matemáticos com um ábaco e mais rápido do que alguém usando uma calculadora para obter o mesmo efeito. Essas pessoas parecem gênios. Elas devem saber algo que você não sabe, mas agora seu entendimento sobre essa ferramenta não será mais nulo. Continue lendo para aprender como multiplicar e dividir usando um ábaco.

Multiplicar usando um ábaco

Passo 1

Conheça as seções de um ábaco. A divisão com grandes frisos é a seção das operações primárias, enquanto os frisos menores ocupam a divisão das operações auxiliares.

Passo 2

Ponha seu primeiro fator na seção da mão direita da seção auxiliar e seu segundo fator à direita. Este passo ajuda a manter as coisas organizadas para que você possa se guiar por ele caso seja necessário.

Passo 3

Calcule as somas da multiplicação no campo das operações primárias, começando pela direita, como se você fosse multiplicar no papel e continuar de forma parecida.

Passo 4

Termine com os dois números mais à esquerda (em cima e em baixo) sendo multiplicados e então adicionados às somas que você calculou. Esta é sua resposta.

Dividir com um ábaco

Passo 1

Deixe o campo auxiliar à esquerda igual ao divisor.

Passo 2

Ponha o dividendo na seção das operações primárias.

Passo 3

Divida cada seção como você faria no papel, registrando o quociente no campo auxiliar da direita. Subtraia do dividendo este número, multiplicado pelo divisor entre cada seção para que você tenha um método de verificação de precisão.

Passo 4

Pare quando o dividendo não for mais igual, ou maior que, o divisor.

Mais recentes

×